domingo, 24 de junho de 2012

João do Guarani

Xapurienses celebram hoje o “Santo da Floresta”

Capela_Guarani

A festa  de São João do Guarani atrai para Xapuri pessoas de outros municípios acreanos e até mesmo de outros estados da federação. Com 42 quilômetros, o percurso até a colocação Guarani era tradicionalmente feito a pé ou a cavalo e durava cerca de 12 horas para ser concluído. A dificuldade da caminhada era um dos componentes do pagamento feito pelas graças alcançadas. Atualmente, chega-se de carro ao local onde morreu o seringueiro João.

Os romeiros que se dirigem todos os anos para o São João do Guarani são pessoas que afirmam ter alcançado milagres materializados em forma de cura das doenças mais variadas, solução de dificuldades financeiras e problemas amorosos. Retornam sempre para pagar as promessas feitas e agradecer pelas graças alcançadas. Apesar da informalidade da manifestação religiosa, a paróquia de São Sebastião adotou o evento e realiza ali celebrações todos os anos.

A origem do culto à alma do seringueiro não é muita clara, mas acredita-se que as manifestações relacionadas a João do Guarani começaram a ocorrer por volta do ano de 1906, depois que um viajante se perdeu na mata ao desviar de uma cruz, objeto do qual tinha muito medo.  Para encontrar o caminho de volta, o homem teria feito uma promessa e, assim, encontrado a saída, avistando novamente a cruz, e atribuindo o fato à alma de João.

Um relato interessante é o de que João não residiria na colocação Guarani, como muitos pensam, mas sim no seringal Recife, na região do Rio Iaco. O Guarani seria passagem para Xapuri e o seringueiro pernambucano teria morrido ali, sozinho, na beira do caminho, provavelmente vítima de malária, onde foi levantada a capela em sua homenagem.

A partir de então a tradição ganhou força e João se tornou uma das mais conhecidas almas milagrosas do Acre, sendo considerada pelos seringueiros locais como o “Santo da Floresta”, apesar de não existir qualquer reconhecimento oficial da igreja católica. Apesar disso, anualmente, no dia 24 de junho, é realizada uma grande festa na comunidade, cuja programação reúne atividades religiosas, culturais e esportivas.

Nenhum comentário: