sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Estranho

Padre foge de missa para Chico Mendes

Pelo que conheço do padre Francisco das Chagas Monteiro dos Santos, tratado pela população de Xapuri simples e carinhosamente por Padre Chagas, creio que ele jamais fugiria da celebração de uma missa marcada com a devida antecedência. Prefiro acreditar que tenha ocorrido algum problema de força maior e que o padre tenha uma boa e convincente explicação para o fato.

Sem garantir que isso tenha alguma relação com o incidente, sou obrigado a dizer que a Semana Chico Mendes deste ano não foi um primor de organização. Exemplo disso foi a surpresa que tive ao ver constar na programação do dia 19 de dezembro, prevista para às 9 horas, uma “Coletiva na Rádio Educadora 6 de Agosto – Xapuri – tema: Desenvolvimento Regional do Alto Acre”.

Ora, sou o único responsável pela emissora no município e a tal “coletiva” jamais foi combinada com os russos, como diria Garrincha. É evidente que ninguém compareceu à rádio para participar do evento programado. Será que, por ventura, a organização da Semana Chico Mendes não esqueceu também de combinar a missa com o padre?

Tentei contato com o padre neste começo de manhã, mas seu telefone se encontra fora de área de cobertura. De acordo com a professora Euri Figueiredo, que faz parte da equipe de liturgia da igreja de São Sebastião, o padre viajou para Sena Madureira dias antes da data prevista para a celebração da missa em Xapuri.

Homem simples, ex-seringueiro da região do Purus, alfabetizado já adulto e ordenado aos 40 anos, padre Chagas é pessoa muito querida e presente na vida das comunidades mais necessitadas de Xapuri. Assim que um contato com ele seja possível, trarei mais informações a respeito do episódio que gera mais um repercussão negativa para a terra de Chico Mendes.

5 comentários:

Maxsuel Xapuri disse...

Pobre padre Chagas, ao se confirmar a "tradição" petista, brevemente o bispo irá transferí-lo para a paróquia mais próxima do fim do mundo.
Sobre a semana Chico Mendes, a equipe de eventos da prefeitura, DEFINITIVAMENTE, não é das melhores.
Pra ser educado!!

Annem Monteiro disse...

Nem a paróquia de São Sebastião , nem o Padre Francisco das Chagas, foram comunicados com antecedencia, de qualquer programação referente a semana Chico Mendes. O convite já chegou pronto na paróquia, onde na programção continha um Seminário para acontecer no dia 16/12 no Salão Paróquial, o qual só foi pedido no dia 15/12. Um dia antes não tem como programar nada, concordam?
Também a missa foi informada ao padre, um ou dois dias antes de acontecer. Ora meu povo, a paróquia de São Sebastião de Xapuri possui aproximadamente 30 paróquias, sendo que apenas 5 delas são na Zona Urbana, e dispomos de apenas um padre para atender a todas elas. Então tem que marcar com antecedencia, do contrário, corre o risco de já haver compromissos para aquela data.
Penso que primeiro temos que analizar os fatos, para só depois dar opnião, e a minha, no caso, é de que a Semana Chico Mendes 2011 foi de uma desorganização perceptível!

Andreza Vasconcellos disse...

Sim , o motivo do Padre é que fizeram lá a semana Chico Mendes pra eles , colocaram direitinho lá que tinha missa , mais não chegaram até o Padre dizendo que teria missa , ai um dia antes ele viajou . Foi apenas isso , mais como as pessoas nao querem nem saber o que houve vão colocando as coisas pela metade acontece isso !

pablo disse...

boa tarde meu nome é pablo moro na cidade de feijó no acre e fui seminarista,eo padre chagas foi e sempre será um padre que busca a seriedade acima de tudo não podemos falar nada contra ele porque é uma pessoa com o coração grande e muito serio nas coisas que faz e acredito nele.padre chagas pode contar com nosco.numca esqueci de seus ensinamentos que carrego até hoje.

Magao disse...

O Padre Chagas, até o ponto onde eu a conheço não é cidadão de faltar com nem um tipo de compromisso. Mais... desde que esse seja agendado com atecedência porque um paróquia do tamanho e da importância que é a nossa, um Vigário só é pouco, e já mais quando as coisas são mau organizadas e mau informada, aí fica complicado não é mesmo?