quinta-feira, 18 de junho de 2009

Hora surreal


Na arte, o mais famoso pintor surrealista, Salvador Dali, distorcia os relógios assim como tudo o mais. Na política tupiniquim, senadores distorcem o tempo real da população da região extremo-ocidental brasileira. Vou sugerir uma charge ao Braga sobre o assunto.

Leio no blog do Altino que o senador Tião Viana leu os pensamentos de minha colega de Rádio Educadora de Xapuri, Fernanda Gomes, há um ano acordando uma hora mais cedo para chegar ao trabalho.

- Por que eles não diminuem uma hora do horário de Brasília, ora bolas.

O senador acreano apresentou emenda para que o projeto que unifica a hora legal em todo o território brasileiro tenha como referência a hora da Amazônia (quatro horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich) e não a hora de Brasília (três a menos com relação ao mesmo meridiano), conforme consta na proposta do Projeto de Lei iniciado no Senado (PLS 486/08), de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

O Brasil poderá deixar de ter três horários oficiais. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na terça-feira a proposta que unifica a hora legal. Segundo Arthur Virgílio, a medida irá eliminar diferenças de fuso horário verificadas no Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, cujos relógios marcam uma hora a menos que o horário de Brasília, além de ilhas como Fernando de Noronha, onde marcam uma hora a mais. Caso a mudança seja aprovada, oficialmente o sol passará a nascer no Acre às 8 horas.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: