sábado, 20 de junho de 2009

"História de Chiquinho" será lançado na terça

almanacre_-_chiquinho

Elenira Mendes e o cartunista Ziraldo lançam na próxima terça-feira, dia 23, no auditório do Centro de Memória Chico Mendes, às 9 horas, o livro infantil A História de Chiquinho, assinado pelo artista mineiro. O livro, de 30 páginas, foi idealizado pela própria Elenira e tem texto das acreanas Walquíria Raizer (poetisa) e Charlene Carvalho (jornalista).

Criado para difundir nas escolas do país a luta que o seringueiro Chico Mendes empreendeu em defesa da floresta amazônica, A História de Chiquinho já circula no Rio de Janeiro. Para Elenira, o livro é um passo importante para o objetivo de colocar a história de Chico Mendes mais próxima da juventude.

O lançamento em Xapuri tem um significado especial para ela, pois o livro foi criado para ajudar as ações que contribuem com a conservação ambiental e inclusão social.

“Não teria sentido realizar o lançamento do personagem, criado especialmente por Ziraldo para apoiar as nossas ações na área de educação ambiental infantil, somente no Rio de Janeiro, por isso vamos fazer o lançamento também aqui em Xapuri”, disse.

thumb_almanacre_-_1958601_gente_zuenir_ventura_elenira_mendes_e_ziraldo

Na foto, Elenira ao lado de Zuenir Ventura e Ziraldo

Na página 32, abaixo do título “Conversa com o leitor”, Ziraldo explica seu novo lançamento:

“Chico Mendes é um dos heróis do nosso tempo. A notícia de sua atuação na Amazônia, infelizmente, só chegou até nós, depois de sua morte, quando a nação inteira tomou conhecimento da luta árdua daqueles que têm hoje a alcunha gloriosa de “povos da floresta”. Agrada-me poder participar da tentativa de querer tornar mais presente a sua história e a história de seus companheiros na luta pelo respeito aos direitos das populações que vivem à sombra das gigantescas árvores da Floresta Amazônica. Assim, quando Elenira Mendes pediu minha ajuda para criar, com seus amigos e os meus, esse livrinho, aceitei a honrosa missão com alegria. Convoquei, para isto, meus companheiros de profissão, de sonhos e ideais, os jovens Miguel Mendes, Vanderlei Soares, Fábio Ferreira e Ferreth, com quem tenho trabalhado ao longo de muitos anos. Aí está o resultado do nosso trabalho, concluído a partir do texto que me trouxe a talentosa acreana Walquíria Raizer. Gostei de ter supervisionado a rapaziada e fiquei muito feliz ao ver o livrinho pronto. Espero que ele ajude os amigos de Chico Mendes e seus herdeiros de luta no grande esforço de tornar nosso país mais justo. Que as crianças brasileiras amem conhecer essa bela história contada, especialmente, para elas”.

Nenhum comentário: