sexta-feira, 19 de junho de 2009

Casos de dengue caem 50,2%

Novo balanço preliminar do Ministério da Saúde aponta redução também nos números de casos graves

Um novo balanço dos casos de dengue no Brasil, divulgado hoje (19) pelo Ministério da Saúde, aponta queda de 50,2% nas notificações este ano em relação aos primeiros meses do ano passado. De acordo com as informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde até o dia 22 de maio, 332.083 pessoas contraíram dengue nos primeiros meses deste ano, enquanto que em 2008 o número de infectados ultrapassou 660 mil, no mesmo período (veja tabela).

Outro destaque do novo boletim foi o bom resultado obtido em relação aos casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD). Este ano, 874 pessoas tiveram FHD, dado menor do que os 3.247 registrados em 2008, o que corresponde a uma queda de 73%. Em relação aos casos com complicações (DCC), a diminuição foi ainda maior. A nova avaliação do MS mostra que 1.386 pessoas tiveram dengue com complicações, contra 15.460 em 2008, ou 91% de redução.

Com relação à mortalidade, foram registrados 77 óbitos por FHD e 46 por DCC, perfazendo uma taxa de letalidade de 5,4%.

Embora o dado nacional seja positivo, o Ministério da Saúde alerta para o fato de que as ações de controle e prevenção são permanentes e devem envolver governo federal, estados e municípios, além da população, entidades de classe, organizações não governamentais e iniciativa privada.

MOBILIZAÇÃO - A mobilização para evitar um agravamento do quadro de dengue em 2009 foi intensificada pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado, meses antes do início do período de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio. É neste intervalo que ocorrem aproximadamente 70% das notificações.

Na ocasião, foi anunciado o aumento de recursos para estados e municípios, que elevou para R$ 1,08 bilhão a verba para o combate à doença e a compra e distribuição aos estados de 270 nebulizadores costais motorizados, 200 veículos Kombi, 100 motocicletas, 40 veículos pick-up e 30 pulverizadores costais motorizados.

Em parceria com o Ministério da Defesa, 2.300 militares foram colocados à disposição para o combate à dengue e atendimento a pacientes. Já a parceria com o Ministério da Educação permitiu levar informação a estudantes e professores, como o filmete “Vila Saúde”, que está sendo veiculado para alunos do ensino básico.

O ministro José Gomes Temporão manteve intensa agenda com os gestores nos estados e municípios — especialmente para alertar contra uma eventual desmobilização e interrupção das ações de controle no período de transição de prefeitos e equipes após as eleições municipais. O Ministério da Saúde também lançou uma nova campanha de mídia sobre a prevenção da doença e anunciou os resultados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) com o objetivo de lançar o alerta nacional de reforço de ações em áreas críticas, entre outras ações.

Resumo das principais ações realizadas no Acre por se enquadar na condição de Estado em situação de alerta:

- Repasse adicional de 814.402,31 no recurso de Teto Financeiro do TFVS;
- Aprimoramento dos isolamentos virais, através da distribuição de kits NS1 para triagem das amostras do município de Rio Branco;
- Assessoria técnica do Grupo Executivo da Dengue nas áreas de vigilância epidemiológica, controle de vetores e assistência nas seguintes datas: 10 a 13/02 e 18 a 19/02;
- Repasse adicional de 350 litros de inseticidas em complementação aos 920 litros já enviados;
-Assessoria da CGPNCD na área de controle de vetores no período de 16 a27 de março.

Leia mais no Portal Saúde.

Nenhum comentário: