segunda-feira, 1 de junho de 2009

100% saúde



A professora Raimundinha Barros, formada em Educação Física pela Universidade Federal do Acre, coordena um trabalho voluntário que se tornou referência em melhoria de qualidade de vida para mulheres de todas as idades em Xapuri. O Grupo de Atividade Física 100% Saúde foi iniciado em 2001 com apenas 12 participantes. Hoje são 128 mulheres inscritas, que encontraram uma alternativa paa viver com mais saúde participando da atividade.

No grupo da professora Raimundinha, pode-se encontrar neta, mãe e avó participando ativamente dos exercícios. O apoio vem somente da Ufac, que disponibiliza o espaço utilizado para as atividades, e de professores da área, que colaboram com a prestação do serviço à comunidade. Raimundinha Barros afirma que a população responde positivamente ao desenvolvimento de atividades como essas. Ela tem interesse de divulgar o trabalho como forma de incentivar outros profissionais da área a desenvolver projetos semelhantes.

O professor de educação física Carlos Alberto Teixeira Ferreira, com mestrado em Cuba, é o idealizador do projeto e principal apoiador da disposição de Raimundinha. Tudo começou qundo ele ministrava aulas no curso de Educação Física em Xapuri, no início da década, e já se foram oito anos de funcionamento do grupo. "O mundo vive hoje, na área de saúde, uma crise muito grande com relação a doenças decorrentes de obesidade. Essa atividade é pura prevenção", garante ele.

Durante as sessões de ginástica, muitas senhoras de Xapuri deixam de lado a timidez e se empenham na atividade. Umas das participantes grupo, dona Graça Daniel, 58 anos, diz que a sua vida mudou completamente depois que passou a frequentar as atividades.

- Problemas de insônia foram embora e me sinto muito melhor desde então, afirma.

Por falta de espaço físico, o grupo não pode oferecer mais vagas para pessoas que tenham interesse em participar das atividade, problema que Raimundinha Barros espera resolver em um futuro breve. É hora de as autoridades darem uma olhada no trabalho que está sendo desenvolvido de forma voluntária e dedicarem algum tipo de apoio para que essa iniciativa possa não somente prosseguir, mas também melhorar ainda o bom nível que já apresenta.

Nenhum comentário: