quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Quebra Barraca

O prefeito Vanderley Viana segue sua sina de se envolver em episódios grotescos. Desta vez, antes que o ano virasse, mandou funcionários da prefeitura derrubarem uma barraca de venda de bebidas e alimentação, montada nas imediações do Centro de Cultura Kaleb do Nascimento Mota, onde se realizou a festa do réveillon xapuriense.

As cenas que se seguiram à atitude autoritária foi mais um espetáculo deprimente de troca de baixarias de toda natureza, em praça pública, entre Vanderley Viana e um adolescente, filho dos donos da barraca desmantelada, Antônia Pereira e Nenêm do Nogueira, velhos aliados e entusiastas do renascimento político do prefeito.

Os donos da barraca alegam que pagaram pelo terreno ao funcionário da prefeitura conhecido como Raimundinho do Erres Bar e que não receberam recibo do pagamento, nem muito menos o comprovante de depósito na conta única do município, através do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Nenêm do Nogueira, que é funcionário da prefeitura, afirma que sua família vem sendo perseguida há algum tempo pelo prefeito pelo fato de serem concorrentes de Raimundinho do Erres Bar no ramo de festas noturnas (Nenêm lidera um grupo de forró que anima festas no Bar da Vivi, no bairro Pantanal, que contribuiu para o fechamento das portas do Erres Bar).

Ele afirma que a concorrência leal entre as duas casas de festa desagradou Vanderley pelo fato deste ter em Raimundinho uma espécie de braço direito na prefeitura. Raimundinho teria ainda, segundo Nenêm, colocado a mão no bolso e devolvido o pagamento feito pelo terreno no momento da confusão.

Um mandado de segurança repressivo, impetrado por Antônia Pereira contra a atitude do prefeito, com pedido de liminar, foi deferido pelo juiz de direito Anastácio Lima de Menezes Filho, e a barraca foi remontada sob pena de multa de R$ 10 mil, em caso de desobediência do prefeito, sem prejuízo de sua prisão.

O assessor do prefeito, professor Joscires Ângelo, que ocupa alguns dos cargos mais importantes da municipalidade, se manifestou sobre o assunto na manhã desta quinta-feira. Segundo ele, tudo não passou de um mal-entendido e de uma tentativa de se criar mais um fato contra Vanderley.

Joscires afirmou que o episódio se deu pelo fato de os proprietários da barraca estarem comercializando bebida alcóolica (cerveja) concorrente com a do patrocinador do evento do reveillon, Roldão Lucas da Cruz, que detinha o direito de impor, no espaço público, a comercialização exclusiva da marca comercial que representa.

O assessor disse ainda que as palavras do prefeito, classificado por ele como "nervoso", foram mal interpretadas quando se referiu ao fato de os donos da barraca terem "quebrado o Raimundinho". Joscires explica que Vanderley quis usar uma força de expressão para dizer que na sua festa eles não bagunçariam, e não uma tentativa de retaliação contra os mesmos. Pelo menos foi isso o que se pôde entender nas explicações dadas.

A confusão, no entanto, promete não se encerrar por aí. A queda de braço que se segue agora é por causa do embargo de uma obra de Antônia e Nenêm, por parte da prefeitura, na rua principal da cidade. Os comerciantes reformavam um imóvel para o funcionamento de um bar nas festas do vinte de janeiro, que teve sua conclusão impedida pelo prefeito por estar, segundo ele, irregular.

A chegada do ano novo parece ter renovado a sede de se envolver em confusões do prefeito mais barraqueiro do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Raimari,
Lendo essa reportagem sobre o Prefeito mais barraqueiro do Brasil, fico ainda mais preocupado(a)com os destinos da nossa cidade. Todas as vezes que a prefeitura promove algum evento termina em baixaria por parte do prefeito. Engraçado é que ele se faz de vítima dizendo que sempre é perseguido e o que se vê é que ele vive a perseguir as pessoas. Quer exemplo melhor que esse de perseguição? Também peço que o povo reflita sobre esse comportamento e outros mais que o prefeito tem e responda se isto é postura adequada de um administrador. Conselho:Repensem seu voto enquanto há tempo ou caso contrário viverão mais quatro anos de atraso e "espetáculo ridículo".

Anônimo disse...

Raimari,
Que vergonha para o nosso município ver em todos os jornais a triste notícia de que Xapuri está sendo governado por um prefeito que não faz nada em prol da população a não ser arranjar confusão e brigas com os moradores. Recado: Prefeito, vai cuidar de melhorar a cidade e deixa de ser brigão, já que tú já tem pouco tempo na Prefeitura. Vê se faz alguma coisa de futuro nesse último ano.
Fonte: A TRIBUNA 04/01/2008
Mais uma
A passagem de ano não seria completa sem mais um escândalo do prefeito de Xapuri. Mais uma vez ele aprontou na cidade, agrediu um vendedor ambulante e destruiu sua barraca, além de exigir a prisão do pacato cidadão. Deve ter sido para comemorar o início do último ano de mandato.

FONTE: A GAZETA 04/01/2008
Traquinagem
Notícia de Xapuri dá conta de que o prefeito Vanderley Viana teria se envolvido em confusão com um casal de ambulantes na noite de réveillon. Será denunciado por abuso de autoridade.

Pegou mal
Pegou mal mesmo o aumento de alíquotas anunciado pelo presidente Lula, uma vez que havia se comprometido em público de não aumentar a carga tributária para compensar a extinção da CPMF.

Anônimo disse...

Esse puxa encrenca não tem jeito mesmo, continua aprontando das suas. Qaundo é que a ficha dele vai cair???? Acredito que nunca, por isso xapurienses, acordem!!!!!!! Manda esse puxa encrenca fumar o seu cigarinho do capeta fora da prefeitura e por favor não me inventem saídas como Manuel do IBAMA, se esse cara fosse bom tava em Tarauacá se candidatando lá, sem contar que já tá se achando eleito, deêm uma surra de votos neste forasteiro, elejam um xapriense que tenha compromisso com o futuro de nossa terra e manda o Manelão de volta para Tarauacá, com a sua corja na balsa. Muda Xapuri.