terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ibama apreende pássaros em Xapuri

Fernanda Gomes

A equipe fiscalização do Ibama no Alto Acre está realizando nesta semana um trabalho de fiscalização contra a prática de criação ilegal de pássaros nos municípios da regional.

Em xapuri, o Ibama apreendeu no último final de semana sete pássaros da espécie curió. Os pássaros não estavam cadastrados no sistema de licença de criador de passeriformes, o SISPASS.

A medida faz parte das ações do NEA - Núcleo de Educação Ambiental do Ibama - e visa desenvolver um trabalho de orientação às pessoas que criam ou querem criar pássaros em cativeiro de forma legal. O trabalho está sendo desenvolvido em todos os municípios do Alto Acre.

De acordo com o Ibama, para iniciar a criação de pássaros silvestres de formar legal é preciso adquirir a ave de um criador que já esteja cadastrado no sistema.

Conforme a portaria normativa nº 51, de 13 de novembro de 2007, foi prorrogada a suspensão do cadastro de novos criadores amadoristas de passeriformes até 31 de julho de 2008.

O Ibama não permite a captura de animais da natureza, somente os criados em cativeiro e de acordo com as normas de proteção à fauna.

Nenhum comentário: