quarta-feira, 3 de abril de 2013

E agora, José?

P4020425

Numa cidade onde a mais leve crítica é capaz de causar manifestações de repúdio e ações na Justiça, o pronunciamento do vereador Eliomar Soares, o Galego (PT), na sessão da Câmara de Xapuri dessa terça-feira, 2, deve provocar espasmos e estrebuchamentos.

Denunciando omissão do poder público para com a situação de insegurança que ele afirma predominar no município, o vereador afirmou que policiais militares de Xapuri priorizam outras atividades e tratam a função pública que possuem como se fossem mero “bico”.

Galego disse que a comunidade xapuriense tem conhecimento de que muitos militares são proprietários de terras, criam gado ou se dedicam a outras ocupações relegando a um plano secundário o trabalho como agentes da segurança pública.

O parlamentar afirmou também que se tem feito vista grossa para muitas coisas ilícitas que têm acontecido na cidade. “Há pessoas enriquecendo com o tráfico de drogas, bares estabelecidos em praça pública e ninguém faz nada”, protestou.

Eliomar Soares também criticou colegas de parlamento e cobrou da Câmara posicionamentos e ações efetivas relacionadas à questão. “Aqui há vereador que só aparece no dia da sessão, e que nas horas vagas fica pelas esquinas fazendo fofoca”, disparou.

Propôs à Mesa Diretora a convocação de uma audiência pública para discutir urgentemente a situação da segurança em Xapuri. E adiantou que já manteve contato com o secretário adjunto de segurança pública, Ermício Sena, que teria acenado positivamente para a ideia.

Segundo o vereador petista, o governo precisa se posicionar sobre as declarações do comandante da PM no município, o tenente Sílvio Araújo, que afirmou publicamente que o contingente que tem sob seu comando não é suficiente para garantir a segurança da população.

O vereador pretende também que seja apertado o cerco contra o funcionamento precário de bares e casas noturnas. De acordo com ele, 90% dos estabelecimentos do gênero em atividade no município de Xapuri estão em situação irregular.

Xapuri vem registrando, nos primeiros meses de 2013, um número de ocorrências policiais muito superior ao mesmo período do ano passado. Só homicídios já foram quatro este ano contra apenas um consumado em todo o ano anterior.

As sucessivas ocorrências têm gerado reclamações da população e causado mal-estar entre alguns policiais militares que se sentem prejudicados pela repercussão. Situação que gerou para este blogueiro mais uma ação por danos morais no Juizado Especial Cível.

As críticas e denúncias feitas pelo vereador vão aumentar ainda mais a repercussão em torno do assunto e reforçar a polêmica. Resta saber o que farão agora aqueles que teimam em não conviver com as cobranças e os questionamentos. E agora, José?

7 comentários:

armando disse...

É complicado msm, o comandante da Pm sempre diz que o número de Policias Militares em Xapuri precisa ser maior, mas o Comando aqui de Rio Branco faz o que quer na instituição, da ultima turma de soldados da Pm imagina ai quantos foram pra Regional do Alto Acre? e quantos foram pra Xapuri? Não foi se quer 1,eu sou da última turma e to aqui doido pra voltar pra Xapuri mas tenho que ficar trabalhando aqui no Calafate...coisas do sistema.

Armando Neto

Aucelina disse...

Ingid Oliveira disse:
Vereador Galego,
Espero que DEUS possa dar a você a oportunidade de levar a vida que o meu tio Dena leva trabalhando com muita dedicação, que é preciso para conquistar a prosperidade, quem sabe assim você possa descobrir o que é felicidade e deixar de lado a perseguição, ás pessoas que trabalham. Pois vender lanche e bebidas até onde eu sei não é ilicito.
Procure fazer um trabalho por Xapuri, que está precisando de verdadeiros representantes, deixe o "BEBUM" em paz, pois não está prejudicando a vida de ninguém ao contrário é um lugar de diversão, acolhedor e satisfaz o estômago
dos xapurienses e dos visitantes.
Como sugestão,digo faça uma pesquisa com os moradores do nosso muinicípio, para saber se realmente é isto que a população quer; inclusive você mesmo já o frequentou bastante.

Hermes Brasileiro disse...

Quero parabenizar o vereador Galego pela atitude e iniciativa de seu pronunciamento perante a Câmara Municipal de Xapuri.

xapuriense disse...

Uma atividade privada instalada em uma praça pública (espaço público) não é correto. Isso é privatização de espaço público. Abre precedentes para qualquer outro xapuriense montar atividades privadas nas outras praças, ou na mesma. Ou então no cemitério municipal e/ou estádio municipal.
É atribuição da Prefeitura organizar e administrar os espaços públicos. Cadê o Plano Diretor da Cidade? Existe algum Código de Ética e Posturas do Município?
O problema é que na origem da atividade os governantes municipais nada fizeram, inclusive permitiram tal coisa. O prefeito anterior também nada fez.
Pergunto: foi feito alguma licitação para a concessão? Existe algum documento concedendo permissão ao “proprietário” do bar? O “proprietário” paga alguma coisa para a PMX para utilizar o espaço que é do povo xapuriense?
A praça é da população e, sendo assim não pode e não deve ser privatizada. Resta então a todos os xapurienses combater esse tipo de irregularidade.

xapuriense disse...

Caro Raimari, esqueci de assinar o comentário que fiz sobre o bar na praça. o "xapuriense" trata-se de Carlos Estevão Ferreira Castelo.

alferino disse...

ia me esquecendo o vereador galego que ganha pra defender os interesses da populaçao de xapuri vive na sua colonia cuidando de sua propriedade no ramal do cacheira te enxerga vereadorzinho

Carlos Augusto disse...

Caro Raimari,

O galego "peixe", tá parecendo um ditador, não vejo nenhum problema policiais terem suas fazendas, que eu saiba o estatuto proíbe o policial somente na questão de ter empresas em seus nomes...
O vereador peixe tem é que se preocupar com os buracos das ruas e fiscalizar o prefeito.