quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nenzinho do Peroba

image

Faleceu na noite da última quarta-feira, em Rio Branco, depois de sofrer infartos seguidos, um dos mais tradicionais açougueiros de Xapuri. Francisco Moreira do Nascimento, 71, o Nenzinho do Peroba, ou simplesmente Peroba, se tornou muito conhecido na cidade depois que chegou do seringal e ingressou no ramo, junto com profissionais como Bananinha e Severino Leproso, numa época em que se cortava carne sobre tocos de castanheira.

Peroba era um sujeito alegre, conversador e cheio de histórias dos tempos do corte da seringa em lugares como as colocações Redenção e Suíça, onde viveu. O apelido veio do pai, Raimundo Moreira, o “velho Peroba”, um cearense de São Francisco de Uruburetama, hoje Itapajé. Com Francisca Nogueira do Nascimento, a “dona Neném”, teve 10 filhos e uma infinidade de netos, como Janaira, com quem aparece na imagem que ilustra o post.

À família enlutada, os pêsames e a solidariedade do blog.

Um comentário:

Sued disse...

Comprei muita carne quando era criança no açougue do sr. Peroba,lamentavel que uma grande parte das pessoas que fizeram parte das páginas da minha infância estão indo embora em Xapuri,dos filhos do Sr. peroba que fizeram parte da minha infâcia eu só me lembro do Jorge, a ele e toda sua família enlutada envio meus pesâmes aqui de RONDONIA..Raimari abraços amigão,, e obrigado por nos manter informados dos acontecimentos da nossa terrinha.