quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um ponto de convergência

Rubens Menezes de Santana

As preocupações sobre a perda de importância relativa de Xapuri no cenário econômico-político acreano é assunto recorrente, nos últimos anos. Nossos encontros parecem com o de ex-colegas de faculdade: análise; síntese e antítese.

Começamos pelo desfiar das boas reminiscências de Xapuri: sua economia, o aconchego de seu povo alegre e gozador, sua vida social recheada de momentos de confraternização, seu bom futebol, as disputas no campo político e seu sistema de ensino que era uma referência, liderado pelo Colégio Divina Providência.

Após esta sessão nostalgia, invariavelmente a conversa toma o rumo das comparações que levam à constatação de que há uma clara deterioração no seu sistema socioeconômico, principalmente por meio da debandada pós-falência do antigo sistema dos seringais baseado no aviamento, quando as grandes casas comerciais fecharam suas portas e sua elite intelectual, em grande maioria, resolveu transferir-se para Rio Branco e outros locais.

Dizemos que a situação atual se deve ao longo período em que, sem alternativas, parte expressiva da população seguiu o mesmo caminho, induzida por motivos diversos, como busca de formação, trabalho ou questões familiares. Destes, dificilmente alguém retorna ao seu local de origem, enfraquecendo ainda mais o potencial de fortalecimento do tecido socioeconômico do município.

Os encontros destas pessoas, nas mais diferentes situações, invariavelmente, vão desde as recordações de tempos não tão distantes, passando pelos embaraços do estado atual, até a indicação de ideias e ações no sentido de se encontrar os caminhos possíveis que levem os “Filhos e Amigos de Xapuri” ao reencontro daquele passado memorável com as novas possibilidades da época presente. É um dos maiores desafios destas pessoas. A rotina do dia a dia, de cada um, torna essa tarefa ainda mais cheia de obstáculos.

Hoje, todas estas proposições e análises se concretizam na fundação da Associação Filhos e amigos de Xapuri, que é uma entidade plural e suprapartidária. É uma entidade que já possui mais de 300 membros vinculados às mais variadas situações de pensamento sócio-político, que tem por objetivo abrigar as mais variadas formas de entendimentos, interpretações e ideias sobre a realidade xapuriense.

É, também, a maneira de buscarmos os meios necessários para alcançar as nossas aspirações e conseguir nos inserir de forma mais efetiva, direta e ordenada nos eventos e temas relevantes de nossa cidade. A Associação Filhos e Amigos de Xapuri é o espaço democrático para as discussões de todos os assuntos referentes a Xapuri, de acordo com seu Estatuto, sempre buscando o desenvolvimento de sua cidade.

A Associação Filhos e Amigos de Xapuri, não tem interesse em substituir ou concorrer com instâncias decisórias oficiais, mas sim, tornar-se a sua parceira ágil e capaz de buscar soluções para os problemas de Xapuri.

É pretensiosa ao formular uma proposta ousada e moderna de organização social participativa em que todos os seus membros poderão dela utilizar-se como caixa de ressonância aos problemas detectados, mas também será capaz de colaborar na busca de suas soluções, pois é composta de membros qualificados em todas as áreas do conhecimento humano e dispostos a atender a um seu chamamento de forma rápida e eficaz.

A Associação pretende tornar-se o maior e melhor interlocutor da sociedade xapuriense junto aos órgãos oficiais constituídos.

Rubens Santana de Menezes é xapuriense, ex-goleiro e professor aposentado da UFAC.

Nenhum comentário: