quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ifac/Xapuri forma primeiros técnicos

Reitor-e-formando-xapuri

 

 

 

 

 

 

 

Da Assessoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC forma sua primeira turma de Técnicos em Meio Ambiente no próximo dia 25 de maio, às 19 horas, no IFAC/Campus Xapuri.

“Estes serão nossos primeiros egressos”, comentou o reitor Prof. Marcelo Minghelli após receber o convite de uma comitiva de alunos acompanhada pelo Diretor Geral do Campus, Prof. Sérgio Flórido.

Para o Diretor, além de toda expectativa da primeira formatura, há questões especiais sobre o grupo. “Como primeiros, eles enfrentaram todos os desafios de um início, porém a união deles e de toda equipe fez a diferença”, relatou Prof. Sérgio. Estão se formando 28 técnicos. Eles ingressaram em 2010. O grupo perdeu apenas dois colegas, sendo um por transferência.

Andréia dos Santos Carvalho, Francisca Gadelha de Oliveira, Antônia Patrícia Demétrio Martins, formandas que vieram dia 16 à Rio Branco para visita ao reitor e as autoridades do Estado também falaram sobre esse grande momento. “Já distribuímos nossos currículos e estamos na expectativa em podermos trabalhar futuramente em projetos como o da recuperação do rio Acre”, comentou uma delas. Todas também afirmaram estar se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem visando a formação superior no próprio IFAC, nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química.

Homenagens

A primeira turma de formandos do IFAC escolheu o nome de Sara Milani, em homenagem a uma menina que hoje tem três anos. Filha da professora de Psicologia, Vanessa Milani, uma das maiores incentivadoras do grupo. “No início, nos momentos mais difíceis, quando ainda não tínhamos um espaço próprio, quando enfrentávamos os desafios do ensino, ela sempre nos motivou, sua filha sempre nos acompanhava”, contou Antônia Patrícia. A menina teve um grave problema de saúde e hoje está em outro Estado, com sua mãe, fazendo tratamento.  “Nossa homenagem representa nosso respeito, gratidão e saudades. Esperamos revê-las em Xapuri em breve”, narrou sua ex-aluna Francisca.

Também recebe homenagem na primeira formatura do IFAC, o médico, professor e hoje governador Tião Viana. “Por tudo que tem feito ao nosso Estado”, argumentaram.

São patronos os Professores Marcelo Minghelli, Binho Marques e Ubiracy Vasconcelos, reitor, ex-governador e prefeito que estiveram diretamente envolvidos no trâmite de doação do espaço da Escola Rita Maia para o IFAC/Campus Xapuri, possibilitando a consolidação da Instituição na região do Alto Acre. O Campus Xapuri possui hoje 521 alunos em oito cursos técnicos  e superiores.

Nenhum comentário: