segunda-feira, 21 de maio de 2012

Invasão boliviana

18052012141

A imagem acima mostra a parte externa do Mercado dos Colonos de Xapuri tomada por vendedores ambulantes bolivianos. A situação tem gerado a insatisfação dos produtores brasileiros que têm o local como único ponto de venda de seus produtos. 

A presença dos vendedores bolivianos incomoda os agricultores brasileiros porque eles atrapalham o desembarque dos produtos e a circulação dos fregueses, além de transformar o espaço público numa verdadeira bagunça.

Com suas quinquilharias espalhadas pelo chão, eles congestionam a entrada do mercado e disputam com os pequenos produtores brasileiros o espaço destinado à venda de produtos agrícolas e hortifrutigranjeiros.

Surpreende a falta de atitude das autoridades brasileiras com relação ao assunto. A fiscalização da prefeitura de Xapuri já retirou os ambulantes da área do mercado diversas vezes, mas eles retornam horas depois.

Ronnivon da Silva, fiscal da prefeitura, afirma que manteve contato com a Receita Federal em Epitaciolândia, que teria alegado não possuir condições de se dirigir a Xapuri para apreender as mercadorias ilegais.

A última alternativa para que os bolivianos desocupem o mercado é o uso da força policial, medida que o prefeito Bira Vasconcelos sabiamente evitará. Trata-se de uma situação que necessita ser resolvida, mas com base no tratamento humano e digno que toda pessoa merece.

Há quem defenda a expulsão dos bolivianos nos mesmos moldes utilizados pelo governo do país vizinho contra os brasileiros que lá estão. Seria nos rebaixarmos ao nível de uma republiqueta cujos padrões éticos e morais estão bem abaixo dos nossos, que – é bom que se diga - já não são lá grande coisa.

Nenhum comentário: