quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Papai Evangelista”

[1012090851413.jpg]

Rosinha Evangelista

Boas lembranças de um cidadão apaixonado pelo esporte e pelo seu time, o Vasco da Gama. Lembro muito do meu velho pai dirigindo o seu time de coração.

Tenho muitas lembranças dessa época, quando meu pai tentava levar para a sua equipe os melhores jogadores. Ainda pequena, acompanhava papai escalando a sua equipe para disputar campeonatos xapurienses em que tinha como adversários o time do Santos, América e etc.

Lembro muito do Mirim, de uma geração anterior a essa, que citarei nomes, como de Julinho Figueiredo, Mário Jorge , Sarrafinha, Jânio Maciel, dentre outros que não recordo o nome nesse momento.

Todas fizeram história nessa equipe em que meu pai muitas vezes tirava recursos do próprio bolso para custear as despesas de material para o seu time. O jogador não recebia nenhum recurso financeiro, jogava pela raça e amor pelo seu time. Foram vários campeonatos em que muitas vezes o Vasco foi campeão com disputas fortíssimas entre os rivais América e Santos.

Todos os sábados os xapurienses contava com esse lazer. Também contava com um público fiel que se formava em torcidas pelos seus times preferidos. A família Mota, fiel a seu time de coração, o América, a torcida do Santos e, é claro, do Vasco da Gama, se entregavam e participavam euforicamente daquelas partidas de futebol.

E Quando meu pai não estava dirigindo o seu time, estava participando dos comentários dos jogos que eram transmitidos pela Rádio 6 de agosto.

Parabéns, papai EVANGELISTA, por fazer história no futebol, na política, na Polícia Civil e como bom cidadão xapuriense. Tenho muito orgulho de tê-lo como pai.

A todos xapurienses, e os que, junto com meu pai, fizeram do futebol de Xapuri grandes eventos esportivos, tenham certeza, vivemos momentos que nos deixaram boas lembranças e que deverá servir de exemplo para essa nova geração de jovens esportistas e para todos que gostam de esporte.

Rosinha Evangelista é produtora da Radiobrás há 23 anos, 11 dos quais no programa mais antigo do rádio brasileiro: A Voz do Brasil. Ela enviou esse texto ao blog em 2010, quando noticiei aqui que o eterno dirigente do Vasco da Gama de Xapuri enfrentava problemas com a Receita Federal por conta de problemas relacionados a informações não prestadas sobre o seu time de coração. Francisco Evangelista de Abreu faleceu nesta quarta-feira, aos 74 anos, deixando uma extensa folha corrida de serviços prestados a Xapuri. Além de dirigente e fomentador do esporte, ele foi vereador e funcionário da Polícia Civil do Acre.

2 comentários:

carlos roney de figueiredo hadad disse...

Meus sentimentos à família do ilustre cidadão Xapuriense Francisco Evangelista, irmão, amigo e conpanheiro de meu pai em várias jornadas e conquistas em benefício da cidade do coração do VANGEL, forma carinhosa que meu pai o chamava e chama, pois estará sempre vivo em nossos corações. À Sr. Francisca, Rosinha, aos demais filhos e netas(os), desejamos PAZ, serenidade, muita fé, pois tenham a certeza de que o Senhor o acolheu e está cuidando para que ele tenha uma passagem harmônica e tranquila. O texto da Rosinha expressa toda a nossa percepção de como foi o Sr. Evengelista na sua passagem por esse plano. Carlos Roney de F. Hadad e família.

Sued disse...

Meus sinceros sentimentos a dona Chiquinha a Rosinha e toda família enlutada,seu Chico Evangelista uma pessoa maravilhosa muito amigo dos meus falecidos Pais Seu João Pereira (sapateiro)e dona Edeltrudes,Eu me lembro quando seu Chico Evangelista levou pra Xapuri uma máquina de fazer pipoca e eu era quem operava a máquina na minha adolecencia,moro fora do Acre hoje, mais acompanho as noticias da minha Cidade Natal e recebo com imensa tristeza essa noticia,que deus conforte essa familia maravilhosa que fez parte dos anos dourados de nossas vida em Xapuri...