quarta-feira, 27 de julho de 2011

Xapuri dos símbolos

Adailson Oliveira

Xapuri tem dois símbolos: Chico Mendes e São Sebastião. Por toda cidade existem imagens do santo padroeiro do município. São Sebastião é ícone de dor, luta e fé.

Historicamente, Xapuri sempre teve essa característica. Foi o local escolhido por Plácido de Castro para começar a tomada da região dos bolivianos. Foi também o centro de embates entre seringueiros e fazendeiros. Nas disputas pela terra muitos tombaram. O mais conhecido deles foi Chico Mendes.

Depois da morte do líder seringueiro, as lutas diminuíram, mas os problemas apontados por ele continuam. Apesar de toda publicidade em torno do nome, Xapuri não consegue emplacar como cidade turística, nem como polo industrial.

Os locais de visitação estão fechados. A sede da Fundação Chico Mendes precisa urgente de reforma. No prédio ficam em exposição a história de Chico Mendes e objetos pessoais.

A casa onde ele morou está trancada. A esposa do líder seringueiro, Ilzamar Mendes, disse que só vai abrir quando o Governo do Estado acenar em repassar recursos para a recuperação do patrimônio. Até lá, ninguém entra.

A Casa de Leitura, também ligada a Fundação Chico Mendes, está servindo de abrigo para animais. Existem fezes espalhadas por todo lado.

No mesmo local, o Governo construiu a casa do artesão, um museu, que recebe pouca visitação. Ao lado, uma lanchonete, a Casa Café, também está fechada.

E pensar que esses são os pontos turísticos da cidade.

Clique aqui para continuar lendo a reportagem da TV Gazeta.

7 comentários:

xapuriense disse...

Bem,

E agora, xapurienses? Será esse mesmo o "retrato" da velha princesa?

Como diria Lula: "nao seria a hora da onça beber água?".

Carlos Estevão

Eden disse...

E o que seria a hora da onça beber água, pergunto.

Sued disse...

Eu entendo que a nossa querída Xapuri, não merece tantos descasos de Gonvernantes que não olham pro lado crúcial da História e a realidade do memento que ela atravessa,Gente, essa declaração do Prefeito na Reportagem é de uma infelicidade sem tamanha,veja que a reportagem está relacionada a Economía,falta de infra-estrutura,Desemprego e saneamento como se mostrou atrás da casa de Chico Mendes esgoto a céu aberto,o João Jorge que eu o admiro, o cara reclama com conhecimento de causa,ele sempre vestiu a camisa em favor da Sibéria,desde o nosso tempo de Criança sempre conhecí o João Jorge brigando pelos intereses da Sibéria,diante de todos esses problemas o Prefeito me vem falar em quadra de grama sintética??? Sr. Prefeeeeeeeeito,tenha santa paciência, eu entendo que o que meus conterraneos aí estão precisando, é totalmente inverso ao que o Sr. está vivenciando,não que deixe de investir no esporte e no lazer,mais existe problemas mas emergecias a cuidar,veja que as críticas saíram do âbito Municipal e agora começa ser mostrado pro resto do Estado e do Mundo,estou lendo essa matéria aqui na minha casa em Porto Velho Ro.

Rildoxapuri disse...

Nossa que tristeza, ver tudo isso em,vamos Bira e com vc e o Governo que esta o problema.Rildo-Adamantina-sa

Rildoxapuri disse...

E triste ver tudo isso as imagem nao mentem,vamos BIRA ta com VC e o GORVERNO todo esse problema.Ainda bem que tem o BLOGGER para que nos que gostamos muito de XAPURI possamos ver a realidade. RILDO ADAMANTINA-SP

Eden disse...

Dói no meu coração xapuriense ver que nossa cidade por unanimidade é tida como uma cidade que nunca sai do lugar. Enquanto os verdadeiros filhos de Xapuri não tomarem as rédeas, darem as mãos e se ajudarem, infelizmente nossa situação tende a piorar. Deus salve Xapuri,

Ozeias disse...

FALTA DE INVESTIMENTOS EM INFRA ESTRUTURA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, FOMENTAR O TURISMO EM NOSSA CIDADE O GOVERNO DO ESTADO ATE QUE FAZ SUA PARTE MAS O MUNICÍPIO NADA , DA UMA OLHADA NAS PRAÇAS PUBLICAS CAINDO AOS PEDAÇOS.