sexta-feira, 1 de julho de 2011

23 anos

Completo neste 1º de julho 23 anos de atuação profissional na Rádio Educadora 6 de Agosto. Quem acompanha meu trabalho na emissora ou mesmo minhas postagens neste blog sabe que a velha “6 de Agosto” faz parte da minha vida. Estou muito grato pela homenagem prestada a mim pelo blog Xapuri Amax, da Associação da Polícia Militar em Xapuri. Muito gentil o capitão Denílson Lopes ao me entrevistar e publicar naquela página um pouco da minha história como radialista.

E essa história começou aos 16 anos, depois que fui admitido pelo então prefeito Wanderley Viana, que atendeu a pedido do ex-prefeito Édson Dantas, marido de minha tia Meire Figueiredo, irmã de minha mãe adotiva. Depois de uma conversa rápida no gabinete de Viana, naquele dia 1º de julho de 1988, uma sexta-feira como hoje, fui mandado me apresentar na Rádio Educadora 6 de Agosto para substituir o técnico de som removido para outro setor da municipalidade por um motivo que não me recordo.

Eu já era muito ligado a tradicional emissora por dois fortes motivos, primeiro por ter herdado de meu pai o gosto pelos programas radiofônicos, tanto da própria Educadora como da Rádio Nacional da Amazônia, onde faziam sucesso os locutores Edelson Moura, Márcia Ferreira, Tia Leninha e outros. O segundo motivo foi o apego que sempre tive com meu ex-cunhado, Aílton Farias, um dos muitos ícones do rádio em Xapuri.

Com Aílton Farias, eu, ainda criança, frequentava os estúdios da rádio e a cabine de transmissão, no velho estádio Góes e Castro, dos disputados jogos do campeonato xapuriense. Lembro-me que Xapuri tinha um excelente futebol, recheado de estrelas, times tradicionais, muita organização e todos os jogos eram transmitidos pela rádio por locutores como o próprio Aílton e Andrias Sarkis, que tinham status de estrelas.

Ao chegar à rádio, conheci figuras marcantes na minha vida, como o inesquecível Messias Cavalcante, já falecido; meu grande amigo-irmão Nader Sarkis, em quem sempre me espelhei; e o hoje comerciante Sebastião Rodrigues, que foi o cara que me ensinou as manhas da técnica de som. Messias e Nader foram os caras que forjaram o profissional que sou hoje, um radialista que não se considera bom nem ruim, mas que tem procurado, nesses anos, ser autêntico e honrar a bonita história que essas e outras pessoas escreveram nesse lugar tão especial e importante para mim, que é a velha “6 de Agosto”.

Recordo-me também, com imenso carinho, do primeiro locutor com quem trabalhei, na função de sonoplasta, o grande Francisco Silva de Oliveira, ou simplesmente Chico Silva, uma das figuras mais fantásticas com quem tive o prazer de conviver. Chico lia muito pouco, mas tinha grande facilidade de comunicação e parecia conhecer cada um dos moradores dos seringais do município de Xapuri. “Cruz de maçaranduba” e “Se não ajuda, não atrapalha”, são dois bordões inesquecíveis do grande Chico Silva.

Outra pessoa com quem tive uma ligação muito forte nesta trajetória na Rádio 6 de Agosto foi Walter Nicácio Pereira, uma figura extraordinária que deixou sua marca impressa na história da emissora. Walter tinha uma personalidade marcante e uma grande identificação com o ouvinte da zona rural. Costumo dizer que ele não era locutor e sim animador de rádio. Fazia sucesso em qualquer evento em que houvesse um microfone ligado. Quanta saudade.

Impossível lembrar de todos os amigos que passaram pela rádio durante a minha trajetória, por isso peço desculpas a quem não for citado, mas também fazem parte deste rol, entre outras tantas, figuras como: Francisco Monteiro Franco, João Barbosa de Farias, Francisco Pereira, Ormindo Salim, Ricardo Melo, Uziel Alves, Ilário Rodrigues, Aldemir Rodrigues, Luiz Soares, Valdimar Barbosa, Joncirlei Barbosa, Joseni Oliveira, Odahil Cardoso Monte, Ana Paula Braga e vários outros.

7 comentários:

Eden disse...

Sou fã incondicional de rádio e muitas músicas me lembram muito a nossa "Velha e Maravilhosa Radio Educadora 6 de Agosto". Tempo áureos de locutores como Ailton Farias, Ormindo Salim, Andrias Sarkis, Eurico Filho... sendo que todos se foram e vc continuou com a hitória. Parabéns por essa data tão significativa. A melhor coisa do mundo é termos amor pelo nosso trabalho. Nenhum dinheiro é capaz de pagar a satisfação desse ego.

nader disse...

Parabéns, meu irmão!
Por ter tido a oportunidade de trabalharmos juntos, sou testemunha dos seus ótimos serviços prestados naquela emissora, sempre dedicado, ético, comprometido com o objetivo da radiofusão. Na verdade os parabéns vão pra comunidade xapuriense, por ter um representante capacitado no jornalismo acreano.
Que Deus, em sua infinita bondade, te ilumine cada vez mais.
Forte abraço.

nader disse...

Quando fiz o comentário anterior só havia lido o 1º parágrafo de sua marcante trajetória pela nossa eterna Rádio 6 de Agosto.
No fim do texto me passou um filme, fulgaz, mas ao mesmo tempo detalhado...
Depois dos nossos gurus(Ailton, Andrias, Eurico, Cruz, Walter,dentre outros...), coube-nos dar continuidade aos trabalhos da 6 de Agosto, não sendo tão difícil, vez que sempre fizemos com alegria e prazer.
O personagem que nos ajudou a conduzir nosso dia a dia, sem desmerecer ninguém, foi o saudoso Messias Cavalcante, pois trazia uma larga experiência, haja vista ter ocupado todos os cargos da emissora, de zelador a diretor, conhecia muito de rádio.
Juntos, com poucos recursos, fizemos grandes transmissões, boas programações e convivemos respirando uma verdadeira parceria.
Melhor ficou depois quando percebemos que seu lugar não era na sonoplastia e sim no estúdio de locução, graças a Deus, pois ganhamos um belíssimo radiojornalista que tornou-se referência no Acre.
Te desejo sucesso, muita luz.
Gostaria de escrever muito mais, porém te digo com toda certeza: Foi muito bom ter feito parte dessa equipe maravilhosa, VALEU, MEU IRMÃO!

Sued disse...

Caro RAIMARI so tenho mesmo que agradecer a Deus por ter vivido esse tempo em que a RÁDIO EDC.6 DE AGOSTO,foi a maior e melhor meio de comunicação na nossa infancia aí em XAPURI,quero te dar os PARABÈNS meu irmão,e dizer que lí agora aqu em PORTO VELHO,RO,onde moro a HOMENAGEM feita pelo meu irmão NADER a quem sempre tive muito apreço pelo carater que ele smpre demostrou,e ao mesmo tempo falar que ele tocou muito forte em mim quando cíta o nome do MEU ETERNO E SAUDOSISSIMO IRMÃO MESSIAS CAVALCANTE,até hoje nossa família ainda sente profunda falta das suas alegres e contagiantes brincadeiras,Meu Pai saudoso JOÃO PEREIRA falecido em 2007 quatro anos depois depois da morte do MESSIAS, deixou de realizar comemoraçoes de aniverssarios na família porque disse que não aguentava ver a família reunida sem a presença da pessoa mais alegre esta mais no meio,e mais impressionava nele era o respeito e a consideração que ele tinha por todos os seu companheiros da Radio,ele os tinham como membros da sua familia como irmãos mesmos.agrdeço de coração pr lembrar dessa pesoa tão imprtante que foi para nós e para historia dessa CONCEITUADA EMISSORA.

Rangel Salim disse...

parabens fera,que o senhor te abençoe grandemente!!!
abraço!!!(sigo acompanhando)

Cleilson ALves Da Silva disse...

Parabéns Raimari! Esperamos ouvir você por mais 23 anos. Rsrrs( até lá consequentemente: aposentado!) Torcemos ainda mais pelo crescimento do seu sucesso como radialista. Xapuri agradece...

Paolo Almeida (P.A) disse...

Olá Raimari, não posso passar despercebido nesse momento tão marcante e feliz pelos os 23 anos de labuta, ou melhor, 23 anos de dedicação à nossa querida rádio 6 de agosto, um patrimônio do Acre, da Amazônia e do Brasil. Desejo-lhe mais sucesso e muitas emoções através desse poderoso veículo de municação tão cativante, principalmente quando temos profissionais do seu nível, um apaixonado pela profissão de radialista. Confesso de quando era pequeno, ficava muito encatado com sua bela e equalizada voz, durante os desfiles cívicos de 7 de setembro, aniversário de Xapuri e outros eventos, onde tinhamos o privilégio de sua bela voz, na verdade a sua voz erá um detalhe, a emoção e sua postura durante todos esses anos é o que nos faz admirá-lo e respeitá-lo independentemente de suas opnões. Parabenizo não apenas vc, mas toda a Princezinha do Acre pelo grande e simples Raimari Cardoso. Uma ótima semana e espero vê-lo em breve para te dar um forte abraço pessoalmente. É isso!