terça-feira, 12 de julho de 2011

Reflexões sobre Xapuri

Carlos Estevão Ferreira Castelo

Não posso concordar com a afirmação de Dona Carmen Veloso de que “Xapuri está uma merda” (leia aqui). Mas aceito incondicionalmente seu argumento, pois, realmente, a “velha princesa” passa por “tempos tristes”. Tempos de desesperança, saudosismo e melancolia.

Nos últimos meses tenho visitado com certa frequência Xapuri, minha terra natal. Por determinação da UFAC/CCJSA estou orientando as monografias dos alunos do Curso de Economia de lá. Processo bastante rico por sinal, principalmente de aprendizados. Inclusive, após as defesas dos trabalhos, a ideia é organizar um livro contendo os 10 melhores artigos dos alunos da “princesa que virou plebeia”.

Constatações sobre Xapuri que podem provocar reflexões:

1) A população urbana reclama de tudo e de todos, principalmente do prefeito. O adjetivo mais utilizado quando falam do prefeito é “sem iniciativa”. Com frequência os xapurienses urbanos, quando perguntados, afirmam: “o prefeito é uma pessoa boa, não é brigão como o anterior, fala com todo mundo, mas não tem iniciativa para administrar Xapuri. É muito devagar, não está sabendo aproveitar o governo (estadual) de seu próprio partido”. Fiz várias entrevistas informais com populares e pude constatar a afirmação.

2) O sentimento dominante do povo urbano é o do “já teve”. Já teve praias limpas propícias para banhos e festivais; já teve uma vida noturna com tradicionais bailes; já teve bom futebol nos finais de semana; já teve as melhores festas juninas do Acre; já teve o melhor carnaval do interior; já teve até movimento social rural...já teve.

3) Praticamente não existem opções de alimentação na cidade. São raros os locais onde se pode degustar algo, principalmente durante a noite. Em Xapuri, pelo menos é o pude constatar, somente existe um lanche/bar, que inclusive está localizado/construído em local não apropriado. No meio de uma praça pública. Durante o dia, somente em um local é possível se alimentar no estilo comida rápida. Muito pouco para uma cidade que se diz “turística”.

4) O comércio está praticamente falido devido à influência da ZOFRA Boliviana. A população compra fiado o mês todo no comércio local e, no final do mês, quando sai o pagamento, vai comprar no cash na Bolívia. Isso já é resultado das monografias dos alunos de Economia.

5) Praticamente não existe opções de emprego para os mais jovens na cidade. As tão propaladas fábricas localizadas na região pouco tem contribuído nesse sentido. Mas a esse respeito, prefiro aguardar as duas monografias dos alunos de Economia de Xapuri cujo objetivo é esclarecer os reais impactos desses investimentos na economia do município .

O MAIS GRAVE:

6) O índice de jovens (maioria filhos e filhas de ex-seringueiros) se prostituindo e se drogando é alarmante. Se o leitor quiser comprovar é só visitar o “Mirantes Bar” após meia noite de qualquer final de semana.

Por conta de tudo isso (e outras coisas que não comentei), os xapurienses novamente pensam tirar o PT do poder municipal. Do mesmo modo como fizeram para eleger Wanderley. Foi o que pude concluir com minhas "pesquisas informais" na cidade. A bola da vez se chama Marcinho Miranda - PSDB. Muitos também afirmam que Manoel Moraes, o deputado, será “o cara” que decidirá as eleições municipais.

Carlos Estevão é xapuriense e professor da UFAC.

8 comentários:

xapuriense disse...

Raimari, legal vc ter publicado meu comentario no post do Altino. Mas meu sobrenome é Ferreira e não Pereira. Vc deve ter confundido pois meu Pai é Estevão Pereira.

Abraços,

Carlos

Carlos Augusto disse...

Concordo plenamente com o professor carlos estevão, disse tudo sobre a atual sistuação de xapuri, discordo somente na questão do marcinho miranda ser o cara da vez, até porque ainda é muito cedo para coloca-lo como preferido da população já que os principais grupos políticos de xapuri ainda não bateram o martelo para as decisões que irão tirar esse sonho de marcinho miranda ser prefeito em xapuri.
Parabéns ao professor.

Paolo Almeida (P.A) disse...

Colega Raimari bom dia pra vc e a todos os conterrâneos, fico analizando os vários comentários e críticas relacionadas a nossa cidade, mas na verdade todos estão dentro do mesmo sistema. Na prática ninguém reagi, não se mobiliza, não reuni, enfim só apontar o que todo nós sabemos fica taxativo e muito repetitivo e não resolve nada. Outra coisa fica classificando nome de pessoas como o "cara da vez" acho muito precipitado, precisamos consultar a população e ver o que será melhor para a nossa cidade. É isso.

nader disse...

Também concordo com algumas citações do Prof. Carlos Estevão, meu parceiro musical dos bons tempos do Impacto 3.
Quando disse concordo com algumas citações é pra, talvez porque seja leigo em economia, contrariar a afirmação no sexto parágrafo do seu texto que diz "o comércio está praticamente falido" e minha dúvida consiste no seguinte:
Como considerar um comércio quase falido se em vários setores ele tem demonstrado, embora lenta, uma evolução.
Alguns anos atrás nossa cidade tinha dois ou três açougues, hoje tem quase vinte, apesar de alguns venderem apenas uma banda de boi ou vaca, pouco tempo depois que a carne chega, logo já é vendida.
Tínhamos apenas duas padarias, hoje temos cinco e alguns pequenos fornos. Os restaurantes não são de ponta, mas continuam seu atendimento todos os dias.
Atualmente existem cerca de quatro pontos de lanche também com clientela diária.
Antes não conhecia nenhuma loja de cosméticos, além daquelas em domicílio, hoje tem, no mínimo, três.
Lojas de confecção, triplicamos a quantidade e no mesmo ritmo foram as estivas(gêneros alimentícios), com quatro pequenos supermercados.
No decorrer desses anos, tavez não tenha havido uma maior oferta de mercadorias, porém a dinâmica comercial permitiu, a meu ver, esse avanço, ou não?
Como seria bom te ouvir pra tirar essas dúvidas, ou se algum de seus alunos pudesse pesquisar sobre o tema.
Grande abraço e muito sucesso, Carlinhos.

xapuriense disse...

O Paolo tá correto na maioria dos seus argmentos quando comenta meu comentário. Mas acho que não entendeu direito o meu texto, feito para uma postagem do Altino Machado.

As constatações são frutos, como disse, de "convesas informais" com Xapurienses residentes. Então, foi parte da população que falou. Claro que não é uma amostra representativa, mas sempre considero...

O Nome(s) citado(s) no comentário, que inclusive eu acho que seriam péssimos para Administrar Xapuri (qualquer um dos dois), também são resultados das "entrevistas informais" que fiz. Novamente, foi a população consultada que falou sobre os mesmos.

Eu não vivo em Xapuri para afirmar coisa alguma. Acho que não seria correto de minha parte...

Mas se querem minha opinião, segurem ai: entre Manoel, Marcinho, Wanderley, etc. etc. Eu VOTARIA DE NOVO NO BIRA.

xapuriense disse...

Grande amigo Nader,

Saudades de nossos tempos de "Impacto 3".

Cara pensei em te ligar (solicitei seu número com o Haroudo) para, quem sabe, nos encontrarmos para umas "violadas". Não esqueci de seu convite feito no casamento da Filha do Everaldo, quando tive o prazer de acompanha-lo tocando.

Veja, os números que vc apresenta são incotestáveis. O comérico de Xapuri cresceu numericamente nos últimos anos. Entretanto, muitas vezes (diria em todas), crescimento quantitativo não significa desenvolvimento. Na medida em que crescimento econômico não é igual a desenvolvimento econômico. Mas isso é coisa de economistas, "Economes", sabe como é...Agora sou Historiador. rssrsrsrs..

O fato que que nossa querida Xapuri anda precisando muito de pessoas como vc, e outros tantos de valor. É o que acho. Penso que a situação atual não é de resposnsabilidade de Bira ou de Prefeitos isoladamente.

Tenho batido nesse ponto faz tempo. A sociedade está acomodada e só espera pelos politicos. Esse é o ponto.

Grande abraço amigo.

Carlos

Acea disse...

Como fico feliz em observar que bons xapurienses que não possuem nenhum interesse em cargo ou pretensões políticas começam a discutir a situação da nossa cidade. Mais do que discutir os possíveis erros da atual administração, equívocos na condução administrativa, nomes que podem surgir como futuros candidatos ao cargo de prefeito, o mais importante pra Xapuri, neste momento, é discutir a letargia que se encontra a nossa sociedade. É preciso fazer com que a população volte a se interessar pela discussão da retomada do crescimento xapuriense. As boas ações, seja de quem for, nunca serão suficientes se não tivermos o envolvimento da sociedade. É lógico que essa letargia não é culpa do povo xapuriense, é reflexo das desastrosas administração ao longo dos últimos anos. O que precisamos pensar, discutir, rediscutir e focar é: jamais, nunca, de forma alguma podemos nos contentar com o "menos ruim". Seja ele quem for.
Abraços aos valorosos Paolo, Nader,meu competente primo Carlinhos Estevão e ao meu eterno companheiro de profissão, Raimari Cardoso.

Abraços,

Leônidas Badaró.

Antonia disse...

Já não era sem tempo...
já ouviram o ditado antes tarde do que nunca?!
É MUITO bom saber que as pessoas estão começando a enxergar o que está acontecendo com nossa Princesinha! Quem não gostaria de vê-la linda,com ruas pavimentadas,a economia lá em cima, a populãção empregada...poisé creio que teriamos mais orgulho da nossa administração,da nossa terra natal. Mas a realidade é ditada nos comentários acima, todo mundo reclama e ninguém se move pra reverter essas situação.O ano está terminando e ano que vem começa tudo de novo, promessas que enchem o coração do Xapuriense de esperança,ESPERANÇA essa, que desaparece logo depois da Eleição!