segunda-feira, 11 de julho de 2011

Casa de Chico Mendes

O jornalista Altino Machado esteve em Xapuri neste domingo (10) e postou hoje, segunda-feira (11), no Blog da Amazônia,  suas impressões sobre a passagem pela cidade de Chico Mendes. Ao se deparar com a casa onde viveu e morreu o seringueiro famoso fechada, Machado contatou a viúva Ilzamar Mendes, que no início da semana anterior havia trancado as portas Casa e da Fundação Chico Mendes e lavados as chaves para Rio Branco.

Ilzamar afirmou ao jornalista que ao chegar a Xapuri, naquela semana, encontrou os guias do lado de fora da Casa Chico Mendes porque a chave estava perdida há mais de uma semana e que por essa razão os funcionários estavam impossibilitados de atender os visitantes do maior ponto turístico de Xapuri.

“Arrombei as portas, instalei novas fechaduras e levei as chaves para o gabinete do governador Tião Viana”, contou.

Ao tomar conhecimento da versão da viúva de Chico Mendes sobre o episódio do fechamento da Casa, a coordenadora do Museu do Xapury, Caticilene Rodrigues, funcionária da Fundação Elias Mansour a quem os estagiários que cuidam dos espaços estavam respondendo, afirmou que a chave havia sido perdida no dia anterior e não “há mais de uma semana”, como dissera Ilzamar.

A coordenadora esclarece também que a chave perdida não era da Casa de Chico Mendes, mas da Fundação Chico Mendes. Ocorre que, como todas as chaves da primeira ficavam guardadas no interior da segunda, tudo permaneceu fechado durante a manhã daquela segunda-feira até que as fechaduras fossem trocadas.

Caticilene negou também que Ilzamar tenha arrombado as portas e instalado as novas fechaduras.

“Isso foi feito pelas próprias estagiárias, com minha autorização, depois de terem me comunicado da perda das chaves, o que tinha ocorrido no dia anterior. Elas foram à Arte Móveis e solicitaram o serviço da troca das fechaduras, o que foi feito apenas no período da tarde. A Ilzamar esperou que fossem trocadas, pegou as chaves e as levou para Rio Branco”. 

Para Altino Machado, fechada por falta de dinheiro, Casa de Chico Mendes simboliza a crise da famosa Xapuri (AC).

3 comentários:

Eden disse...

Infelizmente nossa cidade está jogada às traças. Enquanto nossa população não se manifestar vamos continuar sendo desmoralizados. Estamos cansados de virar chacota dos outros. Irrito-me quando dizem que Xapuri só cresce prá baixo, mas quando vejo esse tipo de coisa não temos muito o que responder infelizmente. Cadê as "otoridades" de nossa cidade.

Clénio Jorge disse...

a Caticilene Desmascarou legal hein! Pegou na mentira a famosa viúva do Chico, esse povo pensa que pode vir em Xapuri e dar uma de doido..só leva dessas mesmo.

Antonia disse...

Eu acho sinceramente, que a Ilzamar deveria ter vergonha de aparecer em publico depois de tantos escândalos envolvendo seu nome.
ela tem que arranjar uma roupa pra lavar e parar de fazer barraco por dinheiro!