quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Xapuri e Epitaciolândia disputam Cachoeira

A comunidade do seringal Cachoeira decide nesta quarta-feira, através do voto, se quer pertencer a Epitaciolândia ou permanecer em Xapuri.

A consulta popular realizada pela Comissão dos Limites Geográficos e Territoriais do Alto Acre acontece desde as nove horas da manhã na comunidade Chora Menino, no seringal Cachoeira.

O Condiac, Consórcio Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba, está auxiliando os municipios na elaboração de mapas dos limites municipais na Regional Alto Acre desde 2002.

De acordo com o geólogo do Condiac, Pável Jezek, com a nova reforma dos limites no Acre, algumas comunidades atendidas por um municipio passaram a ser atendidas por outro território.

Para o relator da Comissão dos Limites Geográficos e Territoriais do Alto Acre, representante de Xapuri, Joscires Ângelo, a postura do municipio de Xapuri é responsável e respeita o direito dos moradores. O Cachoeira é atendido por Xapuri desde sua criação e foi palco de grandes empates ambientais no municipio.

Na década de oitenta a comunidade do seringal Cachoeira decidiu através de audiência pública que pertenceria a Xapuri. A decisão foi levada à justiça. Depois da reforma territorial uma nova discussão se tornou necessária. Para Nilson Mendes, morador da comunidade, o plebiscito não seria mais necessário.

Residem na comunidade cerca de 120 familias, destas existem as que querem pertencer a Epitaciolãndia e as que querem permanecer em Xapuri. Há a previsão de que o debate não termine nesta quarta feira

Um comentário:

Anônimo disse...

até que um dia na vida voce fez jornalismo e deixou a politicagem, só quem gosta das suas materias politiqueiras é você mesmo.
Pensa cara, faz jornalismo co transparencia, para os leitores e não para agradar uma meia duzia.