quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Conselho de Turismo coordena setor em Xapuri

Fernanda Gomes*

O Conselho Gestor de Turismo foi criado pela Associação Comercial de Xapuri, por determinação da Secretaria de Estado de Turismo e está funcionado com a participação de seis entidades ligadas à prestação de serviços ao turista no município.

O objetivo é valorizar as fontes turísticas, como a história de Chico Mendes. O município foi berço da Revolução Acreana e também está incluído no programa Rotas Turísticas do Acre, que tem como objetivo o desenvolvimento do ecoturismo. A atividade deve modificar, de forma positiva, o panorama econômico de Xapuri, de acordo com o presidente do conselho João Cardoso.

O conselho já discutiu e fez diagnósticos dos pontos turísticos existentes em Xapuri e agora se prepara para montar o calendário das ações que serão desenvolvidas no município.

Com 103 anos, Xapuri é considerado o berço da revolução acreana e também o primeiro foco de resistência pacífica em defesa da floresta e do meio ambiente, cujo líder, Chico Mendes, ganhou reconhecimento mundial e é seu maior símbolo.

A cidade foi fundada em 22 de março de 1904. Durante o auge da produção da borracha e da castanha viveu seu esplendor. Foi sede das melhores casas de comércio, que abastecia os seringais da região de toda classe de mercadorias.

Xapuri foi também sede dos melhores colégios do estado, que posteriormente geraram "homens ilustres" em âmbito mundial.

As informações históricas do município podem ser encontradas no museu casa branca, fundação Chico Mendes e Museu do Xapury.

Agência de Notícias do Acre/Rádio Educadora de Xapuri

Nenhum comentário: