terça-feira, 23 de outubro de 2007

O dia em que a Câmara parou

São misteriosos os motivos pelos quais a Câmara "não funcionou" nesta terça-feira, dia consagrado à reunião semanal dos nobres vereadores. Todos os esforços foram inúteis para se desvendar os motivos do apagão parlamentar. Consegui falar com três dos vereadores. O primeiro, José Cecílio Evangelista, do PT, estava acompanhando funcionários do Incra em uma comunidade rural. Cecílio disse desconhecer a razão para que, estranhamente, nenhum vereador comparecesse à câmara no dia de hoje. O petista informou que o seu colega de partido, José Maria Miranda, estava em Rio Branco.

O segundo foi o presidente da Casa, Raimundo Francisco Gondim, o França. Ele foi direto quanto ao motivo da "gazeta". O presidente da Câmara, Ronaldo Ferraz, do PMDB, viajou para fora do estado a tratamento de saúde e não transmitiu a ele o cargo. "Não iria a câmara fazer papel de palhaço", disse ele. França disse também desconfiar que Ronaldo Ferraz não queira lhe repassar o cargo pelo fato de ter solicitado (o vereador França) ao Tribunal de Contas do Estado do Acre, um parecer sobre a situação do presidente, que acumula os cargos de vereador, funcionário de carreira da câmara, funcionário público estadual e o cargo de presidente do Poder Legislativo.

O terceiro vereador foi Erivélton Soares, primeiro-secretário. Não quis falar sobre o assunto. Talvez considere sem importância o fato de que o único dia efetivo de trabalho dos vereadores tenha sido enrolado sem que explicações fossem dadas à sociedade. Até aí tudo normal. Quem irá se importar com isso, não é mesmo? Afinal de contas as sessões são tão freqüentadas pelo público que facilmente passaria despercebida a sua não realização.

Paradoxalmente, a coisa começa a se tornar mais feia quando começa a ficar mais clara. Por volta das 11 horas do dia, o suplente de vereador do PT, José Selmo Dantas, me procura para informar que tudo pode não ter passado de pura tramóia de alguns vereadores para beneneciar o presidente Ronaldo Ferraz. Explico: sabendo da ausência de alguns vereadores, outros edis, que não tiveram os nomes citados, teriam se combinado para não comparecer à sessão e assim riscar do mapa um dia de falta à sessão que, dada a ausência de Ronaldo, que deve durar mais de vinte dias, pode ser somado a mais dois, o que resultaria em três faltas que poderiam custar o seu mandato. Esse é o raciocínio.

Pois bem. E o que mais poderia ser motivo para que os cargos não sejam transmitidos em caso de viagem do presidente? Não sei responder. Mas há relatos que precisam ser esclarecidos sobre a compra superfaturada de um computador. Uma fonte segura afirma que uma máquina foi comprada pela bagatela de R$ 4.000,00 pela câmara. Isso é uma compra apenas. Deve ser um mega PC "last generation".

São histórias como essas que fazem de Xapuri uma cidade totalmente distinta dos demais povoados acreanos. Aqui acontecem coisas inacreditáveis. Enquanto a maioria anda pra frente, nós, infelizmente há que se admitir, confirmamos o velho ditado pejorativo que diz que "Xapuri anda em marcha ré".

Voltando ao fato da ausência total de quórum na câmara, o episódio lembra a música de Raul Seixas "O dia em que a terra parou", em que todas as pessoas do planeta inteiro resolveram não sair de casa. Confiram a seguir:

O Dia em que a Terra Parou
Raul Seixas
Composição: Raul Seixas e Claudio Roberto


Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
com o dia em que a Terra parou

Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
o planeta
Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém

O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não tava lá
e o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar

No dia em que a Terra parou (Êêê)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou

E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar

No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Uuu)
No dia em que a Terra parou

O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar

No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Foi tudo)
No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou

Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei

No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Eu acordei)
No dia em que a Terra parou (Acordei)
No dia em que a Terra parou (Justamente)
No dia em que a Terra parou (Eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou (Êêêêêêêêê...)
No dia em que a Terra parou (No dia em que a terra parou)

8 comentários:

Anônimo disse...

onte dei de cara com um vereador do PT o miranda em cobija num carro oficial, já que o motorista é o seu irmão, mas isso é normal ele vive pra lá e pra cá no carro da emater como se fosse de uso pessoal. essa história de que ele tava em rio branco é papo furado ele tava era em la pando comprando sabe Deus o que.

Anônimo disse...

É me parece que nossos vereadores continuam brincando de gato e rato, com a população pouco se importam,sabem que nada vai acontecer, vale lembrar a esses que ai estão que as eleições se aproximam, e não é pra escolha só de um novo prefeito mais também para vereadores, eu sugeria que comecem a procurar padrinhos para conseguirem bons empregos desses provisórios que vão lá quando querem, ou uma vez por semana ou três quem sabe, eu torço muito pra que nenhum de vocês não consigam nem isso, imagine ser candidato a vereador desta cidade.
Sinto muito mesmo é que de "vereadores" não se corta ponto, que nem dos pobres coitados eleitores que se não apresentarem um atestado médico no fim do mês sentem a diferença em seus míseros salários.
E faço um apelo a população de Xapuri olhe bem quem esta ai hoje se ainda merecem os nossos votos, já que nada fazem para melhorar as condições desta população, nem se dão o trabalho de irem a Câmara Municipal, já que em sua maioria só aparecem por lá no dia de sessão...Não é so no tempo de eleiçóes que nós merecemos atenção dessa corja de gente intereseira e desoculpada que são esses vereadores que ocupam uma cadeira na Câmara de Xapuri.
Pensem bem nisso!

Anônimo disse...

É brincadeira o que esses vereadores estão fazendo, sinceramente não acredito que a população vá reelegê-los, nunca na história de Xapuri ficamos tão mal representados senão vejamos:

Ronaldo Ferraz: Não tem identidade partidaria, vive pulando de um partido a outro, sempre procurando se dar bem, tem uns 4 empregos e ninguem diz nada.

Miranda: É um maria vai com as outras, está até hoje a serviço do ex-prefeito Júlio Barbosa, de todos os vereadores é o que tem menos chance de reeleição; é o 1º mosqueteiro.

Clemilton: Vivia as turras com o Wanderlei do qual acusava de ladrão, hoje está aos beijos com o prefeito, vive trocando de igreja a procura dos votos dos fiéis, para ver se garante a sua reeleição;

Pedro Aquino: Esse é talvés a maior aberração, vende-se por qualquer mixaria, né Pedro, também não tem identidade definida, ora está a favor ora contra o prefeito, dependendo da oferta;

Cecílio: Esse aí é um zé mané, não pensa e nem age por iniciativa própria, é outro que vive sob influência do Galego e do Júlio; é o 2º mosqueteiro;

Iran: Me parece que é o único aliado fiél do Wanderlei, é outro inutil, dos tantos que estão na atual legislatura;

João Ribeiro: Alimenta o sonho de ser prefeito, piada né!? se nem como vereador presta imagina na prefeitura, tem pôse de intelectual mas não passa de menino de recado; é o 3º mosqueteiro.

França: Resentido com o prefeito trocou de partido, foi pra oposição, dizem as más linguas que o motivo foi a demissão de seu pessoal da prefeitura, é outro sem noção, não sabe nem usar a tribuna da câmara;

e por fim Erivelton: Esse nunca disse, com ações, o que faz na câmara, me parece que vê a casa do povo como uma forma de aumentar sua renda e só, está numa empreitada pra eleger Manoel do Ibama prefeito, e ficar só na maresia!!

AGORA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Será que vale a pena reeleger esses cidadãos?

Anônimo disse...

Triste da terra e do povo de Xapuri, que está à mercê de uma classe política inescrupulosa e desinteressada com os rumos desta amada terra. Acredito que seja por isso que Xapuri não só esta ficando para trás em termos de desenvolvimento como está se deslocando em sentido contrário em relação aos outros municípios do nosso Estado. Esta legislatura é um espelho da atual administração do Alcaide que ai se encontra. Se ele faz o que faz é por que os nobres Edis assim permitem, na realidade são farinha do mesmo saco e se completam nos interesses de se aproveitarem do erário publico. Prezado Raimari, como sugestão, por que você não divulga este fato na rádio, abrindo espaço para a justificativa de tal procedimento vergonhoso por parte dos vereadores, a fim de manter a população informada das atitudes dos Edis que a representam. Já que a sucessão para Prefeito está em pauta, por que não falamos também das candidaturas para vereadores???????? Pois como estou notando os problemas não são apenas na Prefeitura, estendem-se até a Câmara Municipal. Finalizando acredito que a saída deve e tem que estar ai, pois se Xapuri consegui se colocar nesta situação lastimável, deve unir os membros de sua comunidade e sair de tal situação. Mas uma vez: ACORDA XAPURI!

Anônimo disse...

Por aí meu caro vc analisa a incompetência, a falta de respeito com a comunidade que os elegeu, a insignificância com a população Xapuriense, esses barrelas merecem um troco, as eleições irão acontecer no próximo ano, essa é a hora de mandar todos eles para onde eles merecem. Não voltar ao poder mirim. Também analisa, Ronaldo Ferraz um mercenário, França um meia sola, Clemilton o sinico (apela para as igrejas evangélicas), Cecílio o vereador onça, Miranda um zero a esquerda, Iran existe..., Pedro Aquino o fantasma, João Ribeiro o sonhador, Erivelton o aventureiro e por aí vai, até quando meu Deus, até quando senhor!!!!Mudança já!!!

Anônimo disse...

voce raimari e pauxa saco de primeira categoria deveria era ter vergonha na cara

Raimari Cardoso disse...

Para o anônimo aí de cima: aceito ser chamado de puxa-saco (é assim que se escreve, analfabeto), mas não de um canalha covarde que não tem coragem de assinar suas opiniões.

Anônimo disse...

O jornalista é você,e voce é que tem a obrigação de escrever certo. Me parece que quem tem de ser o intelectual é você e não o João Ribeiro, só vive de querer corrigir os outros e não olha para as suas próprias falhas.