A máquina retroescavadeira que acaba de chegar a Xapuri sob trovoadas de fogos de artifício é o resultado da rasteira que o prefeito Vanderley Viana aplicou nos produtores da Gleba Sagarana. O dinheiro deveria ter sido usado para a compra de um trator para mecanizar as terras daquela gente e para a abertura de poços semi-artesianos para aplacar a escassez de água naquela região. A destinação da emenda individual para esse fim foi promessa cumprida pelo senador Geraldo Mesquita Júnior, mas o prefeito tapeou a todos e modificou o projeto para adquirir a retroescavadeira.
De acordo com o presidente da Associação de Produtores Ribeiracre, Auricélio Azevedo, mais de 400 famílias foram prejudicadas com a atitude de Vanderley Viana. "O trator e os poços eram o sonho de centenas de produtores para melhorar suas condições de trabalho e sobrevivência. Tudo o que o senador Geraldo Mesquita prometeu (e cumpriu com a palavra) pessoalmente aos trabalhadores rurais daquela região se transformou em uma máquina que para nós não terá nenhuma utilidade", lamenta o líder comunitário.
Com o convênio federal destinado à construção da Saboaria Xapuri, que fechou as portas por não possuir um local adequado para funcionar, aconteceu mais ou menos o mesmo. Os recursos eram destinados também à abertura de açudes e compra de um carro traçado, que pela natureza da fonte dos recursos - o Ministério do Desenvolvimento Agrário - facilmente entende-se que o veículo fosse destinado a atender os produtores rurais. Qual nada. O tal carro, único bem que foi adquirido com esse recurso, nunca entrou em um ramal. Os açudes e a Saboaria foram esquecidos. Quem quiser saber mais sobre o assunto procure a Associação do Bairro Sibéria, responsável pela premiada indústria artesanal, que ficou a ver navios até agora.
Releiam a postagem que publiquei sobre o assunto em maio deste ano.
Quarta-feira, 2 de Maio de 2007
Convênio Federal
Xapuri recebe recursos para construção da fábrica de sabonetes, abertura de açudes e compra de um veículo traçado para escoamento da produção agrícola. Comunidades e associações da região da Estrada de Petrópolis devem ficar atentas à execução dos projetos.
A Prefeitura de Xapuri recebeu, no último dia 23 de março, repasse no valor de R$ 134.381,00 (cento e trinta e quatro mil, trezentos e oitenta e um reais) referentes a convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o município para a construção das novas instalações da Saboaria Xapuri, que funciona em um local improvisado pelo Grupo de Mulheres da Associação de Moradores do Bairro Sibéria, além da compra de um veículo traçado para ser utilizado no escoamento da produção agrícola da região da Estrada de Petrópolis. O convênio prevê ainda a abertura de açudes naquela região.
As informações sobre os valores, objeto e vigência do convênio estão disponíveis no site do Portal da Transparência da Controladoria Geral da União. Lá, pode-se encontrar o detalhamento de convênios firmados entre o município de Xapuri e o Governo Federal desde 1996. Assim, o cidadão pode acompanhar o montante de repasses que são feitos para a sua cidade e verificar se esses recursos estão tendo a destinação correta ou se estão sendo desviados para outros fins, diferentes daqueles que constam no objeto dos convênios. A população tem que ficar bastante atenta a isso.
Vale lembrar que os produtores da Gleba Sagarana estão denunciando a prefeitura de Xapuri por tentar transformar o objeto de uma emenda parlamentar, do senador Geraldo Mesquita Júnior, no valor de R$ 250 mil, que é a compra de um trator agrícola e abertura de poços artesianos nas propriedades rurais. De acordo com os dirigentes das associações de produtores da área, o prefeito Vanderlei Viana pretende comprar uma máquina retroescavadeira no lugar do trator e dos poços. A prefeitura, através do ex-secretário de meio ambiente, Carlos Luís, alegou aos produtores que teria autorização da AMAC (Associação dos Municípios Acreanos) para proceder tal mudança.
O senador Geraldo Mesquita, através de seu escritório em Xapuri, informou que após intervir junto ao prefeito para fazer valer a palavra dada por ele (senador) aos produtores, lavou as mãos. O senador, muito aborrecido com o fato, garantiu não mais destinar emendas para o município durante essa gestão. O representante do senador em Xapuri, Antônio Maria Alves, informou também que a prefeitura já teria apresentado à Caixa Econômica Federal, gestora do projeto, a proposta de compra da máquina retroescavadeira.
2 comentários:
O dono de Xapuri...
É o nosso prefeito esta mesmo mostrando que é dono de Xapuri, ninguém faz nada para colocar um freio no prefeito.Cadê os vereadores que nada fazem? ou estão oculpados demais com seus afazeres particulares que não vêem isso.
Então povo de Xapuri estamos jogados para as cobras... mais sugiro um desses pobres mortais cidadãos de Xapuri podem fazer alguma coisa ou não?Alguém se abilita?
Anonimo... quero dizer que sobre as enganoções do atual prefeito ao povo de Xapuri, sobretudo a população rural, sempre foi sua marca registrada. Tudo que ele pensa é sobre aministração ´pública é voltado para a cidade. É portanto urgente, a necessidade de se iniciar uma manifestação popular para garantir unificação das pessoas de bem deste municipio de modo a construir novas alternativas, envolvendo pessoas que se preocupam com o nosso bem estar. ESTOU DISPOSTO A ME ENGAJAR NESSA TAREFA!!!
Postar um comentário