segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Movimento em prol de Xapuri

O presidente da Associação Comercial de Xapuri, João Honorato Cardoso, pretende mobilizar representantes dos diversos setores da sociedade local para criar um movimento extra-partidário com o objetivo de colocar na mesa de debates os principais problemas do município e deliberar sobre as decisões a serem tomadas na busca de soluções.

João Cardoso foi recebido na semana passada pelo governador Binho Marques que garantiu ouvir as principais demandas da população xapuriense, caso haja um movimento organizado em torno da discussão de idéias. O encontro com o governador incentivou o comerciante a dar início a esse movimento popular, sem interesses políticos, segundo ele.

"A idéia é tentar reunir o máximo de gente, dos diversos setores da sociedade, para tentar tirar Xapuri do caos em que se encontra", disse João Cardoso.

Pelo comodismo instalado em Xapuri, principalmente da parte daqueles que ajudaram a construir a excrescência chamada administração "Para ver Xapuri Renascer", a tarefa de João Cardoso não deverá ser fácil. Mas a verdade é que já são quase três anos de braços cruzados sem que ninguém tome uma iniciativa contra a inércia acampada na prefeitura. Mãos à obra, então.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que se Lê em alguns jornais é que o Manoel Moraes tem o melhor nome pra disputar a prefeitura de Xapuri, isso não passa de ficção, hora, todos nós aqui de Xapuri sabemos que a votação do Manoel foi muito menos expressiva que a do PT, senão vejamos: O Manoel Moraes obteve pouco mais de1.200 votos contra 1.146 do Raimundão, 530 do Hermicio, só aí já deu mais de 1.600 votos fora outros candidatos do PT que tiveram votos em Xapuri, além disso se a cúpula do PT entrar nessa barca furada de apoiar O Manoel Moraes com certeza vai perder uma boa parte da sua base que não aguenta nem ouvir falar em Manoel Moraes prefeito, então como sugestão, o melhor é o carioca transferir logo o título dele pra Xapuri pra votar no Manoel Moraes porque ele vai precisar, quem vai ganhar com isso é o Vanderlei que, se concretizando essa aliança do PT e PSB, vai ter sua reeleição garantida, inclusive eu já até ouvi foguetes lá pelas bandas da prefeitura…..

xapuriense disse...

Minha pista é que essa iniciativa pode se tornar muito interessante.

Estou disposto ao debate.

Prof. Msc. Carlos Estevão Ferreira Castelo/Departamento de Economia da UFAC

Unknown disse...

Carta Aberta,
“A educação é um Ato Consciente de Libertação, (Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire), mas também pode ser utilizada como aparelho de reprodução e alienação da sociedade (Gransci), nesse último, estamos a serviço daqueles que querem a perpetuação da pobreza, da miséria e da opressão social, mas se sonhamos em libertar a sociedade dessa realidade negra, temos que nos armar das ferramentas do comprometimento: colocar o capacete da coletividade, a espada do entusiasmo e o escudo da união. Princípios estes indispensáveis ao alcance da melhoria da qualidade de vida em nosso município, e só assim teremos, verdadeiramente uma cidade “Boa de viver”.
“A educação é o processo de construção da capacidade cognitiva de um indivíduo. Deve estar comprometida com a sua formação plena, promovendo o despertar de sua criatividade e sensibilidade, o acesso à cultura e tecnologia, como também, a conservação do meio ambiente, para sua própria sobrevivência.”
A educação pode não ser a salvadora da sociedade, mas tem um papel importante nessa transformação, a de educar, entendendo educação não apenas como ensinar a ler e a escrever, mas o repasse de valores éticos (honestidade), de cultura, de solidariedade (Amor e Respeito), de compromisso com o social (comprometimento com as causas) e de críticidade (capacidade de analisar, ouvir e modificar). Com tais habilidades o ser humano passa a ser também um ser social, construindo em si mesmo mecanismos de mudança “O Mundo só muda na mudança da mente, e quando a gente muda o mundo muda com a gente, e na mudança da mente a gente molda o presente” (Gabriel O Pensador) e é nessa mudança que estamos falando, a mudança que realmente queremos. Mas como alcançar tal ponto de equilíbrio? Como sermos co-autores desta mudança? Ou melhor, estou fazendo aquilo que é preciso pra que essa mudança realmente aconteça. Essa é a reflexa que deixo e que faço todos os dias quando encero meu dia de trabalho.
“Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado." (Shakespeare).

xapuriense disse...

Raimari,

Poderíamos iniciar um qualificado debate no no seu blog. Que tal?

Sinto que Xapuri está perdendo uma oportunidade histórica de melhorar a qualidade de vida de sua população.


Carlos Estevão Ferreira Castelo

Anônimo disse...

Caro Raimari,
Gostaria que você me disse-se quem foi o empresário que monopolizou as licitações quando o Julio era prefeito? Você sabe?
Quem e o empresário que esta monopolizando as licitações na atual prefeitura?
Você sabe?
Quem vai ser o empresário que vai monopolizar as licitações na prefeitura a parti de 2008 se essa aliança PT e PSB for para as ruas? Você sabe? Convido todos a pensar um pouco.