quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Salve, salve, São Sebastião

Começa hoje, em Xapuri, o novenário do santo padroeiro da cidade, São Sebastião, uma das maiores festas religiosas do Acre. A primeira novena será celebrada, como de costume, na praça que leva o nome do santo, no centro histórico de Xapuri, margem do rio Acre.

Até o próximo dia 20, data maior da festa, a cidade viverá seus dias mais movimentados e o seu momento anual mais importante: a celebração de uma manifestação que remonta do começo do século passado e que desde então caminha lado a lado com a história da cidade.

Nos próximos dias, o blog estará trazendo informações sobre os preparativos, mostrando histórias e personagens que fazem parte da festa que há 110 anos movimenta a fé dos xapurienses no santo protetor contra as guerras e pestes.

Salve, salve, São Sebastião.

2 comentários:

Alan Ferraz disse...

Estive ontem nessa cidade, é uma vergonha vê como a prefeitura trata com descaso as ruas, a Igreja, o cemitério.
Na ruas que não foram atendidas pelo programa do governo "Ruas do Povo", isso se inclui a parte mais antiga da cidade, a buraqueira é uma vergonha.
A igreja de São Sebastião, apesar de limpa, tá precisando urgentemente de reparos, cheia de infiltrações.
E o cemitério? uma vergonha, além de alagado, o mata tá tomando conta. Ontem para sepultar uma pessoas, precisamos caminhar enfrentando todas essas dificuldades...

Alan Ferraz disse...

É uma vergonha ver como a prefeitura prepara o município para receber um grande numero de pessoas, que chegam a Xapuri nas festividades de São Sebastião.
Nas ruas que não foram beneficias pelo programa ruas do povos, é buraco pra todo lado, inclusive as mais antigas...
A Igreja de São Sebastião, apesar de limpinha, tá precisando de manutenção. Cheia de infiltrações, e manchas pelo desgaste natural de anos.
E o cemitério??? uma vergonha, alagado, tomado pelo mato, abandonado...