segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Campeão em aprovação de projetos

_RIO1763

Do Diário do Congresso

O deputado de primeiro mandato Manoel Moraes (PSB), foi o que mais teve projetos aprovados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em 2011. O relatório interno de produtividade da Mesa Diretora da Aleac mostra o deputado socialista como campeão na aprovação de projetos, totalizando 10 Projetos de Lei que receberam concordância da maioria dos pares e seguiu para sansão governamental.

Além da apresentação e aprovação da dezena de Projetos de Lei, o deputado Manoel Moraes também apresentou 3 (três) indicações, 2 (dois) requerimentos via mesa diretora, além de uma centena de solicitações diretas a diretores de departamentos e secretários de Estado.

Tão logo Manoel assumiu o mandato de deputado estadual, se dispôs a visitar todos os secretários e diretores de autarquia buscando estreitar as relações entre parlamento e poder executivo, tornando-se dessa maneira, o elo entre comunidade e poder constituído.

Outro detalhe importante com relação ao primeiro ano de mandato do deputado Manoel Moraes foi o constante contato com as bases no interior, onde ele ouvia as comunidades e levava em mãos as reivindicações. Moraes visitou comunidades desde o vale do Juruá ao Alto Acre.  “Estive em Tarauacá e visitei todas as comunidades do vale do Alto Acre, especificamente de Xapuri. É preciso manter esse contato, porque são essas pessoas que são o espelho do Acre. Muita coisa nós conseguimos resolver e sabemos que ainda podemos fazer muito mais”, disse o parlamentar.

É importante frisar que o trabalho de Manoel Moraes foi além das fronteiras acreanas, principalmente quando se tratou de angariar capital político para a construção da ponte de Xapuri, que ligará o bairro da Sibéria ao restante da cidade. Manoel que conseguiu a assinatura dos demais 23 deputados estaduais defendendo a importância da obra seguiu para Brasília em busca do apoio da bancada federal. Foram cinco viagens à Capital Federal e uma grande vitória: o empenho de R$ 29 milhões oriundos de emendas de bancada e ainda as emendas individuais empenhadas por representantes da bancada federal. Todo esse esforço deixou o sonho da ponte de Xapuri mais próximo.

Depois de construída a ponte de Sibéria ligará o bairro ao restante do município, tirando assim mais de 4.700 pessoas do isolamento e ligando-as ao restante de Xapuri onde há hospital, bancos e comércio. “Os moradores da Sibéria e que moram depois daquele bairro já experimentaram todo tipo de sofrimento por causa do isolamento. No período da noite, quando a catraia deixa de funcionar eles ficam entregues à própria sorte já que o posto do bairro só funciona até as 18 horas. Mulheres já tiveram bebês nos barrancos do rio, porque não tinham como chegar até o outro lado da cidade. Não podemos mais aceitar que em pleno século XXI as pessoas sofram desse jeito. Vamos lutar incansavelmente pela construção da ponte de Xapuri”, diz Moraes.

Continue lendo em Diário do Congresso.

Nenhum comentário: