quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

“Democratização do conhecimento”

Fundação Roberto Marinho (FRM) e Governo do Acre celebram formatura do Poronga.

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Assessoria FRM

O próximo 27 de janeiro vai fazer parte da história de vida de 823 jovens e adultos do projeto Poronga, no Acre. Neste dia eles completam o ensino fundamental e já estão prontos para continuar seus estudos no ensino médio.

A cerimônia da formatura nesta sexta-feira começa às 18h, no Ginásio do Sesc-Bosque, em Rio Branco.  Estarão presentes o governador do Acre, Tião Viana; o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen; a coordenadora do projeto Poronga no Acre, Emilly Melo e a gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães.

Todos os 823 alunos que concluíram o ensino fundamental são de escolas de Rio Branco. Ao longo de janeiro, mais 730 alunos, também do ensino fundamental, de seis municípios acreanos - vão se formar pelo Poronga. As datas de formatura são: Sena Madureira (16 de janeiro); Brasiléia e Epitaciolândia (17 de janeiro); Cruzeiro do Sul (19 de janeiro); Feijó (24 de janeiro) e Tarauacá (25 de janeiro). De 2002 até hoje, já contando com os formandos deste início de 2012, 26.480 alunos receberam seus certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio e 1.500 professores foram formados pela metodologia do Telecurso®.

O programa

O Poronga foi adotado como política pública de ensino pelo governo do Acre, em parceira com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade-série no Estado. O nome dado ao programa remete à lamparina usada pelos seringueiros que, colocada na cabeça, deixa as mãos livres e serve para iluminar o seringal. O projeto está presente em 17 dos 22 municípios do Estado (Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Vila Campinas, Xapuri, Assis Brasil, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Rodrigues Alves.

As atividades do Poronga no Acre contribuíram para a democratização do conhecimento. A distorção idade-série na rede estadual de ensino caiu de 54,12%, em 2002, para atuais 30% no nível fundamental. A adoção do programa possibilitou ainda um aumento do número de alunos que concluem os estudos, redução da idade com que os estudantes terminam o ensino fundamental e crescimento da demanda por mais vagas no ensino médio, além da correção do fluxo escolar.  A secretaria estadual da Educação, que tem várias políticas educacionais de valorização de alunos e professores, reconhece a importância do programa Poronga para alcançar os excelentes resultados alcançados nas avaliações nacionais. Segundo dados do Ideb, os alunos do Acre, do 6º ao 9º ano, estão em 4º lugar no Brasil. Era o último há 12 anos.

O Telecurso®

O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. O programa utiliza uma metodologia de ensino apropriada à aceleração escolar e reconhecida pelo MEC. Com aulas presenciais, o Telecurso® utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.

O Telecurso® tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-série, formação de professores, alternativa de oferta de ensino regular para alunos dispersos em áreas rurais e complementação curricular. Hoje o programa é adotado nos estados do Acre, Amazonas, Minas Gerais  (na rede municipal de ensino) Pernambuco e Rio de Janeiro (nas redes municipal e estadual de ensino) O índice de aprovação do Telecurso®, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais a adotar o programa como política pública de ensino. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A organização curricular do Telecurso® é modular e sua metodologia trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender. Professores, coordenadores e a equipe interdisciplinar são responsáveis pela mediação pedagógica nas salas de aula e também pelos projetos pedagógicos complementares, como dias temáticos, aulas-passeio, mostras culturais, entre outros. Todos os educadores que integram as atividades do Telecurso® participam da formação na metodologia e são acompanhados sistematicamente nas suas práticas.

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