terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Parque Pequeno Príncipe

A proprietária do Parque de Diversões Pequeno Príncipe, instalado em Xapuri desde o começo de dezembro do ano passado, Maria Edimeia Pereira, procurou pelo blog nesta terça-feira (24) para apresentar os documentos que seguem abaixo, relativos às exigências feitas pela prefeitura para que a estrutura fosse liberada para funcionamento.

Constam do Pedido de Vistoria pelo Corpo de Bombeiros para a emissão do atestado de que o parque está dentro das especificações técnicas exigidas, Atestado de Vistoria emitido pelo CB em 8 de dezembro de 2011 com validade até 25 de abril de 2012 e a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por engenheiro registrado no CREA-AC.

Armada com os documentos ora apresentados, Maria Edimeia garante que seu parque não oferece a menor insegurança aos frequentadores e que em 15 anos trabalhando no ramo, nunca viu uma criança quebrar um braço. Revoltado com minhas afirmações na postagem Perigo!, o esposo de Edimeia chegou a pensar em processar este blogueiro linguarudo.

Não por medo de processo, vou abdicar do termo “armadilha ambulante” com o qual me referi ao tal parque, mas continuarei sem compreender como uma engenhoca que funciona com uma peça naquelas condições pôde ter sido atestada pelo Corpo de Bombeiros e considerada em “perfeitas condições de uso e funcionamento” por um engenheiro mecânico.

Eis os documentos apresentados por Edimeia. É só clicar neles para vê-los ampliados.

digitalizar0003

digitalizar0001

digitalizar0002

E um close da peça que originou meu comentário:

DSC09833

Confirmando o que escrevi na postagem, a peça é uma espécie de freio da roda gigante. Caso ela quebre, o brinquedo terá que ser movimentado manualmente para que as pessoas possam descer, segundo informou Maria Edimeia, que afirmou também ser esta a única peça a estar nestas condições em seu parque. “As demais estão completamente em ordem”, garantiu.

Em tempo: Com a denúncia do blog, a pobre peça perdeu o emprego. Uma nova – já não era sem tempo – foi encomendada pelos empresários do entretenimento.

2 comentários:

Hermes Brasileiro disse...

Se não tivesse feito a denúcia a peça iria continuar a colocar as crianças em risco, pq não trocou antes, não entendo como este laudo foi liberado com um problema tão aparente, não precisa nem ser perito pra ver que aquilo era uma armadilha. Parabéns Raimari.

xapuriense disse...

Raimari,

Inicialmente gostaria de parabeniza-lo pela postagem. Penso que esse parque representa verdadeiramente um perigo para as crianças de Xapuri (e adultos também). Tive a oportunidade de verificar, de perto, quando fui para o “vinte”. Observei, inclusive, a tal roda gigante funcionando em plena chuva. Fios pelo chão, ferrugem, etc e tal.

Antes do “vinte” cheguei a postar algumas fotos desse parque em meu face, mas abordando outra questão que você não tocou no post, ou seja, o parque está no meio da rua em Xapuri, ocupando um espaço que é público. Espaço dos cidadãos xapurienses. Você sabe como abomino a prática de privatização do bem público (vide bar bebum..lembras?). Diferente do endereço que aparece no documento apresentado pelos donos (“Praça Central de Xapuri”).

Na ocasião, escrevi que existem coisas que só acontecem com o botafogo e Xapuri. A primeira dama do município não gostou nada, e “contratacou ironicamente”. Pena, uma pena.

PERGUNTO:

QUANDO ACONTECER UM ACIDENTE NO TAL PARQUE QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO?

SERÁ NECESSÁRIO MORRER UMA CRIANÇA (QUE DEUS NOS LIVRE) PARA TOMAREM ALGUMA PROVIDÊNCIA?


Carlos Estevão