sábado, 8 de outubro de 2011

“A ponte mais bonita do Acre”

Pela primeira vez na história, audiência pública reúne todos os segmentos sociais de Xapuri em torno de um sonho comum: a construção de uma ponte sobre o rio Acre

DSC01184

Seringueiros, pecuaristas, comerciantes, donas de casa, estudantes, religiosos e políticos das mais diversas correntes. Eles estavam todos lá, unidos por sonho que nasceu há 25 anos a partir do anseio de moradores do bairro Sibéria, uma pequena comunidade separada do restante da cidade pelo rio Acre, isolamento que para a quase totalidade de seus moradores, gente oriunda da floresta ou descendente de quem nas matas viveu e morreu, representa, numa síntese de muitos sofrimentos e dificuldades, a limitação da própria condição de cidadania.

DSC01190

Na audiência pública realizada nesta sexta-feira (7) em frente ao Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, a partir da iniciativa popular abraçada pelo deputado federal Henrique Afonso (PV), o tema foi finalmente discutido de maneira ampla e formal, como uma reivindicação popular amadurecida e endossada pela própria história de vida da população que se fez presente como que para mostrar a deputados federais e estaduais, além de representantes de senadores da República, como o projeto da ponte de Xapuri é tão importante para o município.

Em uníssono, diante de uma plateia de mais ou menos 500 pessoas, os parlamentares presentes manifestaram apoio à viabilização do projeto da ponte de Xapuri, obra que enfrenta a resistência de ressalvas ambientais e econômicas que não se sustentam diante da maior justificativa de todas, que é questão social, de acordo com o incansável presidente da Associação de Moradores do bairro Sibéria, João Jorge Cosmo da Silva, escolhido pela Comissão Pró-Ponte para defender a importância do projeto para a população de Xapuri.

Os deputados federais Antônia Lúcia (PSC) e Henrique Afonso (PV) se comprometeram em se empenhar na defesa do projeto, inclusive destinando, cada um, R$ 1,5 milhão em emendas individuais para a construção da ponte sobre o rio Acre em Xapuri. A deputada evangélica, inclusive, afirmou que estará devolvendo com isso o apoio que recebeu dos xapurienses. Ela se referia aos mais de mil votos depositados para ela nas urnas do município nas últimas eleições pela crescente comunidade protestante no município.

Outro participante de destaque na audiência pública foi o deputado estadual Manoel Moraes (PSB), que há muito tempo aderiu à causa da ponte em Xapuri e que desde que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa tem se esforçado para fazer o projeto caminhar tanto no âmbito do poder estadual quanto federal. Moraes esteve recentemente em Brasília onde percorreu diversos gabinetes com um documento debaixo do braço angariando apoio à obra mais esperada pelos xapurienses de qualquer cor, raça ou religião.

Durante o evento, o prefeito Bira Vasconcelos apresentou duas propostas de pontes desenhadas por um dos arquitetos responsáveis pelas muitas pontes construídas no Acre nos últimos anos. De acordo com o prefeito, o mesmo arquiteto estará em Xapuri até o final do mês levantando informações que servirão como base para a futura confecção do projeto da ponte de Xapuri que, segundo ele, passa a ser uma realidade a partir dessa audiência pública.

O prefeito falou também em nome do governo do Estado, com quem tem mantido conversas frequentes sobre o assunto. Segundo Bira Vasconcelos, o governo do Acre é plenamente favorável à construção da ponte em Xapuri e que as políticas públicas que vêm sendo implementadas na região que fica no lado oposto do rio Acre já fazem parte, mesmo que indiretamente, dos planos para evitar que o obra depois de pronta traga efeitos negativos para a população.

“Xapuri terá a sua ponte. E ela terá que ser a ponte mais bonita do Acre”, disse o prefeito  recebendo muitos aplausos do público presente que saiu do evento com o coração cheio de esperança de que o sonho há tantos anos acalentado esteja muito perto de se tornar realidade.

3 comentários:

Eden disse...

Se alguém merece minha admiração e respeito em relação à ponte que pretende ligar Xapuri ao Bairro da Sibéria chama-se tão somente JOÃO JORGE COSMO DA SILVA. Foi o cara qu deu início a todo esse epsódio. Agora que João Jorge conseguiu incutir, principalmente na cabeça dos xapurienses, que para a realização de um sonho do povo da Sibéria a participação dos mesmos era de fundamental importância vão aparecer - como sempre - os oportunistas "políticos" querendo ser o "pai da criança". Parabéns JOÃO JORGE os méritos são totalmente seus e de mais absolutamente ninguém.

Hedson gomes uchoa disse...

Fazem mais de 20 anos que o João Jorge luta por essa ponte mais infelizmente Xapuri não tinha representante para brigar por ela no âmbito estadual e federal, agora que as coisas estão acontecendo vem esse ilustre desconhecido Eden falar em oportunismo politico, pos fique sabendo que esse movimento da ponte foi um esforço coletivo que não deixou de fora nenhum partido politico, credo religioso ou torcida organizada, mobilizaram-se de Marcinho Miranda do PSDB a Bira Vaconcelos do PT, e todos tem parte nesses louros que estão sendo colhidos. O deputado Manoel Moraes é outro que não tem medido esforços para levar esse movimento a frente, sensibilizando e organizando o coletivo dos outros 23 deputados desse estado em favor dessa ponte. A prefeitura que embarcou no carro em movimento, ainda bem, é de fundamental importância para a realização desse feito bem como o governo do estado que durante todos esses anos sempre rejeitou a idéia mas agora e, principalmente ouvindo o apelo social, resolveu colocar suas energias nesse processo. A ponte não tem pai. João Jorge é mais um dos muitos que lutaram e estão lutando por essa ponte, e ai não importa o tempo de engajamento nessa luta, mais sim o entendimento de que não dá mais para esperar por ela, seja no tempo que for, na hora que for, toda ajuda é bem vinda.

Jorgewan Hadad disse...

Caríssimos conterrâneos, isso pode ser a prova de que ainda vivemos num mundo de oportunistas, afinal, como bem disse o Eden, tooodos agora querem ser o "dono do boi'. Prefiro acreditar que tooodos estão lutando para o bem estar da população tanto da Sibéria como a de Xapuri, como disse o Hedson. So tem um detalhe: Acredito que este esforço deve partir da população evidente, Incluindo aí todos os movimentos sociais e políticos, principalmente aqueles quem tem o PODER para criar, assinar ou aprovar emendas e projetos. Vejam que a bela ponte sobre o Rio Tarauacá foi incluida no PAC e segundo informações retiradas do blog http://acciolytk.blogspot.com/2011/02/marcos-alexandre-em-visita-radcom-nova.html, teve o valor de R$ 48,4 milhões com os seguintes dados:

"Extensão: 300m
Largura: 14,4m
Faixas de Rolamento: 2
Vão central: 104m
Gabarito de Navegação: 8 metros de altura e 50 m de largura

Ou seja, para 300 metros, 2 rolamentos, etc,,,, o valor é bem considerável....Acredito q teremos uma ponte menor e com apenas uma faixa de rolamento, igual a de Brasileia....Mas que venha e que seja se nao a maior, mas A MAIS BELAS DO ACRE. Vamos esperar!

Abs!

Jorgewan Hadad