segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rio Branco vence o Prêmio Eco-Cidade 2011

Programa desenvolvido pela capital do Acre tem como objetivo tratar e dar destinação adequada aos resíduos sólidos de maneira integrada

foto_aerea_de_rio_branco_acre_

A ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais anuncia o vencedor da edição 2011 do Prêmio Eco-Cidade. Trata-se de Rio Branco, capital do estado do Acre, com o projeto “Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos de Rio Branco: compromisso com o futuro”. Em segundo e terceiro lugares ficaram as cidades de Tibagi (PR), com o “Recicla Tibagi”, e Marabá (PA), com o “Cidade Limpa Vale Saúde”.

Administrado atualmente pelo prefeito Raimundo Angelim Vasconcelos, o município de Rio Branco foi responsável pela bem-sucedida implantação de uma unidade de tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos (UTRE), que atualmente processa cerca de 200 toneladas de resíduos sólidos por dia.

Antes da construção da UTRE, que absorveu investimentos da ordem de R$ 12 milhões, o lixo produzido em Rio Branco era encaminhado para um lixão, que funcionou na cidade por 20 anos e foi encerrado em outubro de 2009, quando o novo aterro sanitário entrou em operação.

A UTRE conta ainda com unidades de triagem de recicláveis, que é operada por uma cooperativa de catadores, de reciclagem de resíduos da construção civil, de tratamento de resíduos de serviços de saúde, de triagem de resíduos regulares e de trituração de recicláveis, além de centrais de compostagem e de recebimento de pneus, sendo que esta já arrecadou mais de 400 toneladas.

O gerenciamento da UTRE é feito em conjunto pelas Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, de Meio Ambiente, de Agricultura e Floresta e a Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária. A Prefeitura de Rio Branco firmou também parceria com o Governo do Estado do Acre e com a iniciativa privada para instalar uma fábrica de reciclagem de resíduos plásticos, que fabrica produtos como telhas, conduítes e mangueiras e os vende a preços 40% menores que os praticados pelo mercado.

“Esse programa está alinhado com o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ou seja, a conjunção de ações aliadas à implementação da hierarquia na gestão, que contempla redução na geração, coleta seletiva, triagem, reciclagem e tratamento adequado dos resíduos. o exemplo de rio branco demonstra que é possível regularizar a destinação de resíduos no prazo da política nacional e deve servir de inspiração para outros municípios do País”, declara o diretor executivo da ABRELPE, Carlos Silva Filho, ao destacar que o objetivo do Prêmio Eco-Cidade é justamente reconhecer o trabalho de Prefeituras cujas políticas públicas para a preservação do meio ambiente estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade e de excelência na gestão de resíduos sólidos.

Concorreram ao Prêmio Eco-Cidade 2011 projetos de todas as regiões do país, o que demonstra um amadurecimento dos administradores municipais para as questões relacionadas aos resíduos sólidos. A solenidade de entrega será realizada no dia 5 de dezembro, em São Paulo, quando o vencedor receberá o troféu Eco-Cidade e o segundo e terceiro colocados, o certificado de destaque na gestão de resíduos.

Fonte: Abrelpe.

Nenhum comentário: