quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ICMBio conhece a Trilha Chico Mendes

 Setul apresenta Turismo de Base Comunitária para técnicos do instituto

gur_6644.jpg

Diego Gurgel (Assessoria Setul)

A Trilha Chico Mendes é um dos novos produtos turísticos em desenvolvimento pelo governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Lazer, criada em dezembro de 2009. Localizada na Resex Chico Mendes, entre os municípios de Xapuri e Brasileia, a trilha tem 223 quilômetros de extensão e possui 1.100 unidades de produção. Recentemente, recebeu técnicos vindos de Brasília pelo ICMBio, que é gestor da Reserva, para conhecerem de perto o trajeto, passando por algumas moradias extrativistas que fazem parte do processo de formatação do produto Trilha Chico Mendes.

Sônia Kinker, coordenadora de diagnóstico e ordenamento do ICMBio de Brasília, juntamente com Thiago Beraldo, também do instituto, conheceram o trajeto para fazerem uma análise técnica da viabilidade de se criar um produto turístico nos moldes da Trilha Chico Mendes. Eles fizeram o trajeto de três dias, percorrendo aproximadamente 40 quilômetros a pé, com a gestora do projeto, Adalgisa Bandeira, um operador de turismo de Cusco (Peru), um representante de outra operadora do Estado e um técnico do ICMBio-AC.

O grupo pode visitar moradias de alguns extrativistas, conhecendo o seu modo de vida, dormindo no mesmo local, em redes, e tendo refeições ali mesmo, da maneira que eles costumam fazer. Uma das primeiras paradas antes de entrar de fato nas colocações, o grupo visitou a casa de Chico Mendes e o seu memorial em Xapuri, e em Brasileia conheceu o memorial Wilson Pinheiro e sua história. Esta ordem de visitações faz parte do roteiro “Trilha Chico Mendes”, uma forma de mostrar ao visitante não apenas a Resex, mas também a história da Luta de Wilson Pinheiro e Chico Mendes pela preservação da natureza.

Durante as caminhadas, foi possível ver a riqueza da biodiversidade do local. O que chamou a atenção em especial foi a variedade de plantas conhecidas como helicônias. As cores vivas impressionaram todos. Outra coisa que os técnicos do ICMBio disseram ser muito especial é ter esse contato com os moradores da reserva. “Isso é muito procurado por turistas, que procuram praticar o turismo vivencial e conhecer o modo de vida sustentável desse povo” ressaltou Sônia Kinker.

Eles ficaram espantados com o tamanho das mandiocas produzidas por Anacleto, morador do Seringal Amapá, colocação Boa Vista. As mandiocas foram servidas no café da manhã no dia seguinte. A refeição era típica do local - ovos fritos, tapioca, mandioca cozida, pão-de-milho, rapadura e queijo. Outro morador encontrado no caminho foi Francisco da Silva, o “Chicão”, do Seringal Tabatinga, colocação Lua, que estava indo para sua estrada de seringa, uma imperdível oportunidade para os técnicos do ICMbio conhecerem a forma como se coleta o látex.

Empunhando a “cabrita”, Chicão explicou tudo a respeito da árvore, e o técnico Thiago ainda arriscou extrair um pouco de látex com o instrumento. No terceiro dia, todos puderam conhecer o trajeto do Rio Xapuri, que faz parte da Trilha Chico Mendes, e passar por belas cachoeiras, como a “Sai Cinza”.

Para o governo do Estado, é essencial que se envolva a comunidade na criação de um local de visitação do gênero, trazendo assim desenvolvimento social, proporcionando inclusão, uma vez que a ida de turistas ao local gera renda, pois se precisa utilizar os serviços prestados pela própria comunidade, como alimentação, abertura de trilhas e pernoites, desenvolvendo o Turismo de Base Comunitária.

No retorno do grupo, já em Xapuri, houve uma reunião com duas associações de moradores dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri (AMOPREB E AMOPREX), para juntos discutirem com governo do Estado através da Setul e ICMBio a viabilidade da criação da trilha e ouvir a comunidade, para entrarem em concordância e saberem o que está sendo feito no local. A partir daí, foi produzido um documento que servirá como instrumento legal do governo junto com as associações e encaminhado para a PGE.

Foi aprovada recentemente uma verba de R$ 650 mil, através de uma emenda parlamentar do então senador Tião Viana, que serão investidos agora em sua gestão como governador para implantação de infraestrutura e melhorias na área. Para a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, a reserva é um dos carros-chefes do governo do Estado no setor do turismo e vem tendo um trabalho intenso, desde a utilização das verbas obtidas recentemente e a execução de manutenção da sinalização até o contato frequente com os moradores que moram no trajeto.

seu_chico_retirando_o_latex.jpg

Outro morador encontrado no caminho foi Francisco da Silva, o “Chicão” (foto), do Seringal Tabatinga, colocação Lua, que estava indo para sua estrada de seringa, uma imperdível oportunidade para os técnicos do ICMbio conhecerem a forma como se coleta o látex.

“A partir de agora, com a implantação da infraestrutura da Trilha Chico Mendes, esse produto será muito visitado durante todo o ano, melhorando a qualidade de vida dos moradores daquela região, aquecendo o comércio dos municípios no entorno como Xapuri e Brasileia, diminuindo a sazonalidade de visitação naquela região”, explicou a secretária.

Para Adalgisa Bandeira, gestora do projeto “Trilha Chico Mendes”, foi muito importante a visita do ICMBio no local, pois eles puderam fazer uma avaliação técnica e de viabilidade do que está sendo investido pelo governo do Estado nesse produto.

Sônia Kinker ficou orgulhosa com o trabalho de sensibilização da comunidade feito pela equipe da Setul, sob a coordenação de Adalgisa, e além de tudo ficou muito feliz por ter a oportunidade de conhecer um local tão preservado e lindo como a Resex Chico Mendes, e a trilha que está crescendo e se consolidando como um produto de ecoturismo.

“Em breve, muitas pessoas do mundo inteiro estarão procurando a trilha para caminhar, pedalar, fotografar e conhecer as pessoas que aqui vivem. Este é um excelente produto” concluiu.

Nenhum comentário: