quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dia Internacional da Animação

Rio Branco, Xapuri e Bujari participam do projeto que exibirá a mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.

cartaz_menor

Rose Farias (Assessoria FEM)

Realizado nacionalmente pelas Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, em sua oitava edição no Brasil acontece em várias cidades e todos os estados do país. O evento simultâneo é o maior no gênero e conta com grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. No Acre, as cidades de Rio Branco, Bujari e Xapuri recebem a mostra. Em Rio Branco a sessão acontece no Cine Recreio, no Bujari na Praça Central, e em Xapuri no Museu do Xapury, com sessões às 19h30. A mostra conta com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour.Rio Branco recebe a mostra pela quarto ano. Nos anos anteriores o evento exibiu curtas de animação local, produções feitas por Italo Rocha e Marcelo Zuza, que logo após fizeram um bate-papo com a plateia, contextualizando as dificuldades de se produzir o cinema de animação no Acre. Mais uma vez os realizadores locais estarão exibindo seus filmes com o objetivo de valorizar a produção local. Além disso, a mostra em Rio Branco terá pela primeira vez a parceria do Cineclube Opiniões.

"Sendo justamente os cineclubes espaços ideais para apreciar e discutir as diversas produções cinematográficas é que não poderíamos deixar de abraçar mais uma edição do Dia Internacional da Animação, até mesmo para desmistificar essa ideia de que filmes de animação são somente para crianças. Engana-se quem pensa assim, principalmente hoje que as animações são feitas também para os adultos, com histórias cheias de reflexões e construídas de maneira inteligentíssimas, mostrando uma gama imensa de trabalhos interessantes e originais. Afinal, filmes foram feitos para serem vistos, principalmente as animações", comenta Ádamo Gabriel, um dos articuladores do Opiniões.

Xapuri receberá a mostra oficial, com uma vasta programação cultural, envolvendo artistas de diferentes manifestações culturais, promovendo uma verdadeira interação com o público formado estudantes, professores, gestores culturais, representantes de entidades e autoridades.

Sucesso de público, segundo o coordenador local, Clenes Guerreiro, "o evento é um grande marco contemporâneo, que se utiliza da arte da animação para ligar pessoas em todo o Brasil, independente de sua localização geográfica".

Com o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições.

"Para nós da coordenação nacional do evento, o Dia Internacional da Animação (DIA) é a oportunidade de conseguirmos unir o Brasil de ponta a ponta, sem fronteiras, o que muito nos comove e nos honra. Participam desde cidades com menos de três mil habitantes, até cidades com milhões de habitantes. Todas recebem as mesmas mostras e fazem uma programação muito especial. A produção do DIA é uma grande família, são milhares de pessoas em todo o país, trabalhando para que o evento aconteça. E na nossa opinião esta é a alma do DIA: esta união, saber que todos fazem parte dessa rede", relata Luciana Druzina, coordenadora nacional do evento.

Histórico do evento - A partir da iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação, o Dia Internacional da Animação começou a ser realizado em 2004 somente na cidade de São Paulo. Já em 2005, a data foi comemorada com uma exibição simultânea em cinco capitais brasileiras, em 2006 chegou a 19 cidades, em 2007, 50 municípios brasileiros participaram do evento, abrangendo todas as regiões do país. No ano de 2008, contou com a participação de 150 cidades, conquistando todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Em 2009 e 2010, o DIA teve um crescimento substancial, passando de 150 para mais de 400 municípios participantes. O Dia Internacional da Animação é o resultado de um trabalho intenso de milhares de pessoas envolvidas na produção do evento nacionalmente.

Mais na Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: