terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vassoura d'água

Fui cobrado por um ouvinte anônimo do programa que apresento na Rádio Educadora 6 de Agosto a comentar mais uma varrição de rua realizada em Xapuri cuja vassoura seria um potente jato d'água originado em um "caminhão-pipa".

O fato teria acontecido na última sexta-feira nas proximidades da igreja de São Sebastião e o motivo da cobrança a mim é por, no ano passado, haver criticado a atitude do ex-prefeito Vanderley Viana de utilizar o inadequado método.

Entrei então em contato com a assessoria de gabinete do prefeito Bira Vasconcelos e fui informado que realmente o fato ocorreu, mas não por determinação da prefeitura. Um desavisado coordenador de uma equipe de limpeza foi o autor da besteira.

A explicação da prefeitura, no entanto, não a exime da culpa. Qualquer funcionário deveria ter a obrigação de saber que não é ambientalmente correto varrer ruas com água seja qual for sua origem. Se tratando de Xapuri, então...

Ponto positivo, porém, para a maneira atenciosa com que as explicações foram dadas, diferentemente do que acontecia na administração passada. Erros sempre ocorrem e as críticas servem para que não reincidam.

Na terra onde as vassouras ecológicas de garrafas plásticas não vingaram, muito menos darão certo os jatos d'água tomados por elas. Isso se realmente temos o interesse de ver consolidadas políticas ambientais que condigam com o simbolismo ecológico que a cidade possui.

Nenhum comentário: