sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Restaurar a "monarquia"

Posto a seguir, comentário do ex-professor de Língua Inglesa em Xapuri e hoje cirurgião dentista em Rio Branco, Eduardo de Souza, sobre a postagem "Verdade Global", de autoria do professor Carlos Estevão. Que bom se esse nível de discussão fosse mais frequente aqui no blog. Com certeza ficaria melhor da minha gastrite.

"Big Raimari,

Queria levar minha "micro" contribuição para o debate, (acho que posso chamar assim), levantado pelo teacher da UFAC, o xapuriense Carlos Estevão F. Castelo, sobre Gestão Pública.

As preocupações do professor são compreensíveis, Xapuri está saindo de uma "carnificina administrativa", que a deixou em estado deplorável, mas como boa "menina", essa Princesa tem mais uma chance de recuperação, até porque não dá para ficar pior.

Se vai ser usada Administração Pública Gerencial e/ou Societal, isso não vai fazer diferença, desde, é claro, que o novo gestor, em quem recaíram muitas expectativas, utilize uma ou outra, para o desenvolvimento geral do município.

A tese do professor de que deveria haver uma participação "radical" na administração da cidade me soa temerosa. Radical seria muito "radical" no meu entender, teria conotações inflexíveis, já que o ser radical leva a isso, a intolerância, a não moderação.

Posso perfeitamente estar enganado, não ter entendido direito o que ele escreveu quando falou em "radical". Radicais hoje em dia lembram, por exemplo, alguém jogando um coquetel Molotov na polícia, ou mais próximo de nossa era, um xiita muçulmano com um cinturão de explosivos colado no corpo e mandando inocentes pelos ares num ato suicida, numa praça, mercado árabe ou junto de uma patrulha de tropas invasoras.

Todos os exemplos que temos de radicais são exagerados e sem resultados coerentes. O radicalismo anda junto com a arrogância ou a arrogância é o próprio radicalismo? Não sei, mas com certeza, essa "dupla" não é de confiança.

Que o novo prefeito, gestor, administrador, capitão ou governante utilize o melhor das administrações e restaure a "monarquia" em Xapuri, devolvendo o cetro para a Princesinha do Acre. Vamos todos agradecer.

Um abraço de um torcedor incondicional de Xapuri, terra onde tive privilégio de morar mais de 12 anos, e onde nasceu minha filha Izadora.

Eduardo de Souza".

2 comentários:

xapuriense disse...

Grande Edurardo,

Bom dia.

O radical significa, simplismente, intensa particpação popular na gestão. Só isso. Vide experiências tipo orçamento participativo, já experimentadas pelo próprio PT, etc..

Acho que quando mais participação, quanto mais o Bira ouvir (verdadeiramente e ativamente) a população, maiores seriam as possibilidades de êxito. É nesse sentido.

Radical no sentido de incluir todos no processo, até os que são contra.

Só isso.

Grande abraço

Unknown disse...

Poderia ser Tolerância Zero, em vez de radical? Acontece que as pessoas estão cada vez mais se escorando no poder público, e dele querem todos os benefícios, mas não contribuem nem com a limpeza da frente de suas casas. O Poder Público também, tocado por gestores incapazes, não faz sua parte, e assim caminha a humanidade. No caso da querida Xapuri carece de um mutirão com a população participando, eu mesmo sendo de Rio Branco, gostaria de participar de enxada em punho limpando as ruas. Como fala o Artur da SEMEIA "cidade limpa é a que menos se suja". Eia subamos e limpemos a cidade(parafrazeando Calebe em Números 13:30)