sábado, 17 de janeiro de 2009

História de fé



Em Xapuri uma coisa não se desvanece com o passar do tempo: a força da fé e da devoção da população católica no santo padroeiro da cidade - São Sebastião. Em nenhum outro lugar do estado uma manifestação religiosa possui dimensão semelhante, seja pela mobilização de toda uma sociedade ou pela forma como interfere na vida social e econômica desta mesma comunidade independentemente do credo religioso de cada um de seus membros.

A história da Festa de São Sebastião se confunde com a história de Xapuri e acompanha, incólume, a trajetória de glórias e insucessos que fazem parte da vida da cidade no decorrer de mais de 100 anos de existência. As origens da festa são incertas, mas relatos antigos dão conta de que meses antes de estourar a Revolução Acreana, que faria o Acre brasileiro, os xapurienses já haviam elegido o soldado romano defensor do Cristianismo como seu eterno patrono.

Era 20 de janeiro de 1902, quando um grupo de mais ou menos 100 pessoas saiu às ruas em procissão, dando início a uma tradição que na década de 20 do século passado já era considerada como o maior acontecimento da próspera Xapuri dos imensos e ricos seringais e das grandes casas comerciais. A imagem que hoje está na igreja do santo só chegou a Xapuri em 1912, vinda da Itália depois de, segundo relatos, ter sido saudada pelo poeta Gabrielle D’Annunzio.

Leia na íntegra a contribuição deste blogueiro sobre a Festa de São Sebastião para o site Ac24horas.

Nenhum comentário: