terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Praça São Gabriel é devolvida à população



Tatiana Campos

A Praça São Gabriel, rodeada pela Igreja de São Sebastião, Sindicato dos Trabalhadores Rurais - onde o corpo de Chico Mendes foi velado - e pelo Quartel da Polícia Militar foi reconstruída e entregue para a população de Xapuri em 18 dias. O esforço, do Governo do Estado e a Prefeitura do município foi para oferecer à cidade, na festa do santo padroeiro, o aconchego da praça que é um dos símbolos do município e estava sem condições de uso.

"A Praça São Gabriel na verdade representa o começo da Festa de São Sebastião. Fica em frente à igreja, é um lugar que reúne os fiéis, que sempre esteve presente em nossa cidade. Lugar de muitas histórias, de muita simbologia. O esforço de reconstruir a praça em 18 dias para chamar o povo para a festa traduz bem o slogan da nossa administração: Todos por Xapuri", comentou o prefeito Bira Vasconcelos.

A reforma da praça custou ao Governo do Estado R$ 108 mil e será feita em duas etapas. A prefeitura entrou com a mão de obra e alguns equipamentos. A Praça Plácido de Castro, ao lado da São Gabriel, também está incluída na obra e deve ser entregue após o carnaval. As duas praças são separadas pelo corredor de ônibus intermunicipal e serão integradas com a reforma.

A professora Deise Pinheiro fez uma fala emocionada durante a reinauguração da principal praça da cidade. "Precisamos resgatar a história e a cultura de Xapuri, que consiste na essência da nossa identidade. Precisamos encontrar diretrizes para que possamos ressurgir das cinzas, de forma gloriosa e triunfante como éramos no passado. A praça é um emblema de amor por Xapuri, agora podemos voltar a sonhar".

O representante do governador na solenidade, Ermício Sena, ressaltou que durante a campanha de Bira para prefeitura, não foram feitas promessas, mas assumidos compromissos, que foram firmados em parceria com o governador Binho Marques. "O governador se comprometeu, num comício em frente a igreja, a começar uma revolução em Xapuri junto conosco e que as mudanças começariam pela praça. Foram 18 dias de obras para que ele fosse entregue antes da festa de São Sebastião. Estamos num novo tempo e tudo o que foi pactuado será cumprido".

■ Tatiana Campos é a repórter da Agência de Notícias do Acre deslocada para fazer a cobertura da Festa de São Sebastião em Xapuri. Clique aqui para ler as reportagens.

Um comentário:

Suede Chaves disse...

Caro RAIMARI....
Visitante assíduo que sou de seu Blog estranhei a publicação de Tatiana Campos, com o título Praça São Gabriel é devolvida à população.
Apesar de também apreciar a reforma, minha crítica não vai de encontro às obras e sim em favor da história.
Parafraseando as afirmativas do professor de História Eduardo Carneiro, ....”A mídia é uma máquina de construir sentidos. Sentidos fortemente marcados por relações de poder. Sentidos regrados por uma ordem do discurso que estabelece aquilo que se pode e se deve dizer. Nessas condições, toda história é feita de censuras, pois há seleção, classificação e hierarquização dos acontecimentos. O silêncio nas vozes das personagens e o não-mostrado nas cenas filmadas formam os bastidores desse processo de significação”, redundando assim que a história é feita de homens e fatos, através de suas narrativas inusitadas.
Em assim sendo, advogo pelas vozes silenciosas e à bem da verdade, pois a praça em publicação deveras sempre foi intitulada “Barão do Rio Branco” em homenagem a um dos signatários do nosso Tratado de Petrópolis que anexou o Acre ao Brasil.
A praça São Gabriel é o espaço localizado na esquina da Rua Sadala Kouri com a 24 de Janeiro, ornada com a hélice de um galeão - astúcia do maior contador de histórias em missão catequáetica o saudoso Padre José Carneiro de Lima - e uma pedra marmore carrara trazida da cidade de São Gabriel no Rio Grande do Sul, com uma foto em bronze de Jose Plácido de Castro, o filho mais querido da bela cidade gaúcha e nosso herói na Revolução Acreana, homenagem prestada na gestão Edson Dias Dantas.
Desse modo, a Prefeitura Municipal cometeu equívoco corrigível e não menos diferente dos muitos já produzidos em nossa Xapuri, por conta da apropriação histórica de relevantes fatos de nossa Amazônia, no que espero vê-lo corrigido em prol das significações culturais e da correta versão dos fatos.
Fica o registro e um abraço fraterno.
Prof. EVERALDO PEREIRA.