quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cidade universitária

O prefeito Bira Vasconcelos revelou durante os festejos de São Sebastião que sonha com a transformação de Xapuri num polo universitário com foco na alta tecnologia em produtos florestais e pesquisa comunitária.

Para tornar real o sonho, um projeto já está sendo colocado em discussão por uma comissão nomeada pelo governador Binho Marques, apoiador da ideia. A intenção é atrair o interesse de alguma universidade e de pesquisadores para Xapuri.

Fábio Vaz, assessor especial do Governo, Sérgio Roberto, secretário adjunto de Saúde e professor da Ufac e Carlos Franco, pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Acre (Ufac), são entusiastas da ideia e compõem a comissão.

Bira reconhece que o projeto é ousado, mas o considera plenamente viável. "Isso é uma coisa muito comum lá no interior de São Paulo, onde estudei, e podemos implantar aqui também", diz o prefeito, que é formado na área de Agronomia.

O local para o pólo universitário ser instalado já estaria, inclusive, definido: a área onde funcionou a extinta usina da Cila - Companhia de Laticínios do Acre, na Estrada da Borracha, e 2010 seria o ano para o início do funcionamento.

A ideia do prefeito de Xapuri é de que não sejam construídos alojamentos para os alunos. A intenção é incentivar a criação de albergues e valorizar o setor de aluguel de prédios de apartamentos na cidade.

Nenhum comentário: