sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Todos por Xapuri"

Prefeito, vice-prefeito e vereadores assumem cargos com festa da população.



A solenidade de posse dos vereadores, vice-prefeito e prefeito de Xapuri, realizada na noite desta quinta-feira, no ginásio poliesportivo Álvaro da Silva Mota, foi marcada pela forte presença da população. As dependências do ginásio coberto ficaram completamente lotadas pelo público que foi mostrar o tamanho da sua expectativa para com a nova administração.

Na eleição da mesa diretora da câmara, a confirmação daquilo que já havia sido definido por consenso um dia antes pelos vereadores. A presidência da casa continua sendo exercida pelo vereador Ronaldo cosmo Ferraz, do PMDB, o vice-presidente é o vereador Selmo Dantas, do PT, o primeiro secretário é o vereador Erivélton Soares, do PSB, e a segunda secretaria ficou com a vereadora Maria Luceni, do PV.
Com esta composição, todos os partidos que elegeram vereadores na última eleição foram contemplados com cargos na mesa diretora. Para o presidente da câmara, Ronaldo Cosmo Ferraz - que inicia o seu quinto mandato - essa decisão por consenso significa a união de interesses em prol do município e que este é um momento novo para Xapuri.
"É um momento novo para Xapuri. Nunca se viu uma festa como essa, com a participação da população e também uma eleição para a mesa diretora da Câmara da forma como aconteceu hoje, com os cargos sendo definidos por consenso, com unanimidade, sem negociatase da forma como deve ser. Isso é a união dos interesses de todos em prol de Xapuri", afirmou o presidente.

A solenidade de posse marcou também o retorno de uma mulher à Câmara de Vereadores de Xapuri depois de oito anos. A última mulher a ocupar o cargo foi a vereadora Elisabeth Farias, entre 1997 e 2000. A nova vereadora Maria Luceni é a quarta mulher a chegar ao Poder Legislativo municipal na história de Xapuri. Para ela, a sua eleição significa uma conquista da mulher xapuriense.
"Isto pra gente é uma grande conquista porque as mulheres não costumam acreditar umas nas outras. Mas nós estamos quebrando ese tabu e as pessoas estão sentindo a necessidade da representação feminina, não só na Câmara mas em toda a sociedade", disse ela.

Visivelmente emocionado, o prefeito Ubiracy Vasconcelos foi sucinto no seu discurso. Anunciou a nova equipe, composta quase que totalmente por pessoas de Xapuri, e apresentou a camisa que será usada pelo funcionalismo com o lema da administração que é “Todos por Xapuri”. Bira afirmou que este é um momento histórico para o município.
"Esse é, sem dúvidas, um momento histórico em que a população comparece para participar da festa, com a presença de candidatos que não foram eleitos, e isso significa que Xapuri começa com um novo momento, apesar de nós não estarmos recebendo a prefeitura em condições tão boas como gostaríamos de encontrar, então nós teremos um prazo para começar a fazer as mudanças mais profundas. Vamos ter que fazer uma coisa a cada dia", afirmou o prefeito.



Na manhã desta sexta-feira a nova equipe já começou a assumir seus postos. Algumas secretarias, como é o caso da saúde, ainda não tiveram nomes definidos. Nesse começo de administração, a pasta será dirigida por uma equipe de profissionais da área e o nome do secretário será anunciado posteriormente.

Abaixo o vídeo do momento em que Bira e Eriberto fazem o juramento.

2 comentários:

Rubens disse...

Tomara que o clima de entendimento entre todos, e o resgate de Xapuri como objetivo, sejam a tônica entre nós. Abraços xapurienses a todos.

Anônimo disse...

agora sim se Deus quizer e ele a de querer xapuri vai de novo ser uma cidade de verdade onde as noticias não serão as brigas do prefeito e sim anunciando as melhorias para esta linda cidade que eu amo tanto mas que nos ultimos anos infelismente me envergonhou com esta administração um tanto quanto irresponsável.
josé Rocks "xapuriense de coração"