quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Festa de São Sebastião mobiliza Xapuri

Devotos se preparam para uma das maiores manifestações religiosas do Acre



Seis meses antes que Plácido de Castro tomasse a então Mariscal Sucre, controlada pelos bolivianos, no dia 6 de agosto de 1902, dando início à Revolução Acreana, um grupo de cem pessoas saiu em procissão pelas ruas do vilarejo. Começava uma das mais importantes manifestações religiosas do Acre: a festa de São Sebastião, o santo padroeiro de Xapuri.

Não existem registros documentais das origens da procissão de São Sebastião na cidade. As informações são baseadas em depoimentos de pessoas da época que foram sendo repassadas às novas gerações. A história conta que a imagem do santo chegou a Xapuri em 1912, vinda da Itália, antes de ser embarcada para o Brasil pelo poeta e escritor Gabrielle D’Annunzio, autor do livro “O Martírio de São Sebastião".

No decorrer de 106 anos de realização ininterrupta, a festa do santo padroeiro de Xapuri cresceu e extrapolou a esfera religiosa. Os dias de janeiro que antecedem o “Vinte”, como passou a ser chamada a data da grande procissão, são marcados pela chegada de uma grande multidão de romeiros, turistas e comerciantes à cidade, que por vezes triplicam o número de habitantes da zona urbana.

Xapuri se transforma nesta época em um grande centro comercial temporário, onde as ruas são fechadas ao trânsito de veículos para dar lugar aos tradicionais “marreteiros”, que se deslocam de vários locais do Acre e de outros Estados. As festas noturnas começam a acontecer a partir desta quinta-feira, 15, em vários pontos da cidade.

Em 2009, a movimentação na cidade a seis dias do ponto alto da festa é menor que no ano passado neste mesmo período. Só agora os ambulantes começam a se instalar nos espaços disponibilizados pela prefeitura, que neste ano fez uma série de mudanças nas regras de ocupação do espaço. As velhas barracas de refugo deram lugar a modernas tendas dispostas em três ruas do centro da cidade.

O “Shopping Popular”, como está sendo chamado o novo espaço, contará com 128 comerciantes do ramo de confecções e 20 do ramo de bares e restaurantes, que ocuparão uma praça de alimentação improvisada pela prefeitura. De acordo com o prefeito Bira Vasconcelos, o objetivo é organizar essa tradição do comércio e dar mais conforto e segurança a todos, comerciantes e população.

O comércio local está otimista com a festa, apesar da concorrência que recebe do grande número de marreteiros. Para não ficar para trás, a maioria dos lojistas da cidade também garante seu espaço entre os ambulantes, como é o caso do comerciante João Honorato Cardoso, que trabalha no ramo há 24 anos. “As vendas aumentam em 50% para os lojistas que participam da festa”, diz ele.

O setor do comércio que mais fatura com a festa de São Sebastião é o de hotéis, pousadas e restaurantes. Nos hotéis é alto o número de pedidos de reservas e a previsão da maioria dos estabelecimentos é de que no fim de semana já não haja mais vagas disponíveis.

Exemplos de devoção

Num dos restaurantes mais tradicionais de Xapuri, a pensão da Tia Vicência, a proprietária Vicência Bezerra da Costa, 79, é uma das que trouxe a devoção em São Sebastião da sua terra natal, o Ceará, de onde veio para o Acre em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. “O navio em que eu viajava com meus pais rumo ao Pará esteve na mira de um submarino. Foram momentos de pânico, mas graças a São Sebastião nada aconteceu e escapamos todos”, relembra.


Tia Vicência: devota de São Sebastião
desde o Ceará, sua terra natal.

Nesses dias que antecedem o ponto máximo da festa, é possível encontrar, na igreja do santo, várias personagens da história da fé em São Sebastião. A aposentada Mariete da Costa, 76, diz que em troca de uma graça recebida ela prometeu ornamentar a imagem de São Sebastião enquanto tivesse vida, trabalho que realiza todos os anos.

Considerada uma das mais respeitadas religiosas de Xapuri, a professora Euri Figueiredo, 73, é componente da equipe de liturgia da paróquia de São Sebastião. De acordo com ela, a principal preocupação da igreja é manter os fiéis em sintonia com o caráter religioso da festa. “Nós nos preocupamos com o robustecimento da fé e a transmissão da confiança em São Sebastião para que as pessoas não se prendam somente ao caráter comercial da festa.”

Programação

A programação religiosa da festa é restrita às celebrações e realização dos bingos e leilões. De forma paralela, a partir do próximo sábado, será desenvolvida uma programação cultural com o evento “Xapuri em Concerto”. Entre as atrações estão Danah & Os Nobres (Nova MPB), Mapinguari Blues (Blues e Rock), Banda Gaya (Reggae), Yaconawas (Hip Hop e Rap), Kelen Mendes (Popular), Grupo Harmonia (Forró do Seringal), Clube do Choro (Choro) e a Orquestra de Sanfonas (com músicos de Xapuri).

No domingo, 18, acontecerá o cortejo de bonecos gigantes, acompanhados pela banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho e grupo Frutos da Terra. A saída do cortejo será às 17 horas da Praça São Gabriel, em frente à igreja, na rua Benjamin Constant. O ápice da festa acontece no dia 20, com a grande procissão, a partir das 16 horas, quando mais de 15 mil pessoas devem acompanhar a imagem de São Sebastião pelas principais ruas de Xapuri.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa festa de São Sebastião realmente mobiliza nossa cidade, muito tempo q ja naum pego uma festa destas aeeeee, mas espera q em breve possa fazer parte novamente desta festa q em todos os anos ajuda mais na popularidade de nossa terra!