domingo, 4 de janeiro de 2009

Operação de guerra para reerguer Xapuri



Após o susto recebido ao encontrar a prefeitura de Xapuri em situação de calamidade, o prefeito Bira Vasconcelos tomou, neste sábado (3), as primeiras medidas para fazer o município começar a funcionar efetivamente. Durante todo o dia, se reuniu com os membros da sua equipe de governo para elaborar um planejamento emergencial de ações a serem desenvolvidas em curto prazo.

Já neste domingo, o gabinete do prefeito e os departamentos de planejamento, finanças e administração começam a ser transferidos para o prédio da Secretaria Municipal de Educação, que deve ser transferida para a escola Rita Maia. As mudanças são provisórias, enquanto o prédio da prefeitura – o antigo Hotel Xapuri – recebe melhorias que ofereçam condições mínimas para abrigar a sede do poder municipal.

Além da reestruturação da máquina municipal, o foco das primeiras ações está voltado para a saúde e a limpeza pública, deixados em situação de completo abandono pela administração passada. A retomada do funcionamento mínimo do atendimento de saúde, de forma imediata, só será possível com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde que, inclusive, tem o atual titular da pasta, Sérgio Roberto, em Xapuri ajudando a coordenar o processo de reestruturação da cidade.

Já a partir do início da semana, profissionais em saúde, entre médicos e enfermeiros serão contratados de forma emergencial pelo governo e pelo município para fazer funcionar o centro referencial de saúde e algumas unidades das Estratégias de Saúde da Família em bairros periféricos, que se encontram sem médicos e medicamentos. Em um dos postos foram encontradas apenas uma meia dúzia de agulhas e dezessete seringas descartáveis.

Com relação à limpeza pública, a operação "Xapuri Limpa" vair recrutar 100 pessoas para trabalhar na limpeza da cidade por 15 dias. Além de atacar o problema da sujeira generalizada, a ação visa gerar renda para famílias carentes do município. As "contratações" terão como alvo pessoas desempregadas, beneficiárias de programas sociais, que tenham filhos e que residam nos bairros em que os serviços serão realizados, entre outros critérios.

Para essa ação, a cidade foi dividida em três setores. O setor 1 compreende a região da cidade localizada entre a entrada de Xapuri e a rua João Antônio de Carvalho, mais conhecida como rua do Ibama. O setor 2 compreende a região que fica entre a rua do Ibama e a rua Pio Nazário. Dali até o centro comercial é o setor 3, que compreende ainda os bairros da Sibéria e da Bolívia. O recrutamento das pessoas acontece durante a segunda e a terça-feira e os serviços se iniciam logo em seguida.

Apesar de ter sido iniciado imediatamente, o trabalho de coleta de lixo ainda não conseguiu atingir todos os locais. O bairro Bolívia não foi atendido porque a ponte que dá acesso ao local corre risco de desabar e está fechada para o tráfego de caminhões. O único acesso alternativo à comunidade também não possibilitou a passagem dos veículos e o serviço deve chegar ao bairro somente nesta segunda-feira.

A grande preocupação de Bira Vasconcelos, no tocante à saúde, é referente ao risco de um possível surto de dengue. Como o setor de endemias está paralisado, sem sequer conseguir manter atualizados os dados referentes aos índices de infestação do mosquito transmissor da doença, teme-se que a situação seja alarmante em virtude dos vários casos de diagnóstico clínico de dengue que foram registrados nos últimos dias.

Medidas também estão sendo tomadas para garantir o transporte dos feirantes até a cidade. A falta de carros é a grande dificuldade. A frota do município está em pedaços, com a maior parte dos veículos fora de funcionamento. Em alguns casos, a falta de compromisso com a conservação do patrimônio público chega a ser acintosa. Uma relação de equipamentos elaborada e entregue à nova equipe da prefeitura chega a fazer deboche da situação. Ao relacionar um item desaparecido do patrimônio, o funcionário anota, com referência ao paradeiro do bem, a frase: “Sabe Deus, já registramos B.O”.

A prefeitura se prepara também para a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. Até o próximo dia 20 de janeiro, cerca de 20 mil pessoas chegarão a Xapuri para participar de uma das maiores festas religiosas do Acre. As obras de recuperação da praça da igreja matriz já estão em pleno andamento, com os serviços se estendendo até a meia-noite. O objetivo da prefeitura é conseguir oferecer a estrutura mínima para receber bem os romeiros, além dos tradicionais marreteiros que já começaram a chegar.

Sem exageros, pode-se dizer que Xapuri está numa operação de guerra para recuperar o tempo perdido e minimizar os efeitos dos estragos deixados. Apoio do governo do Estado e da própria população não deve faltar. Algumas pessoas chegaram a oferecer, espontaneamente, aparelhos telefônicos para a prefeitura utilizar no lugar dos que foram levados sabe Deus para onde.


Equipe de governo com o prefeito Bira:
plano de
emergência para fazer Xapuri voltar a funcionar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bira da uma olhada para o bairro da sibéria, antes da eleição vc prometeu junto com Jorge Viana que iriam fazer em um ano o que ñ fizeram em 50, cobra isso deles Raimare que eu duvido, como morador do bairro convido vc a ver a realidade da sibéria, tira umas fotos e poste no seu blog e defenda a população, ñ mostre só o lado bom.

Raimari Cardoso disse...

Esteja certo de que cobrarei uma administração decente e que abrace os problemas de Xapuri de forma igual. Conheço a realidade da Sibéria sim e em breve estarei aí fotografando o bairro. Pena que não se identifica, pois poderia passar em sua casa e tomar um bom café.