domingo, 30 de novembro de 2008

Senado homenageia Chico Mendes

Senado homenageia Chico Mendes em Brasília e no Acre

JANDIRA VALENÇA

No próximo dia 3 de dezembro (quarta-feira) o Senado Federal fará sessão solene, às 10 horas, em homenagem a Chico Mendes, lembrando os 20 anos do assassinato do seringueiro acreano, morto em Xapuri, no Acre, no dia 22 de dezembro de 1988.

Entre parlamentares e convidados estarão presentes personalidades que fizeram parte da história do seringueiro na luta pela preservação do meio ambiente e defesa dos povos da floresta, o que acabou levando-o à morte.

Jornalistas, artistas, sindicalistas, políticos autoridades do Executivo e do Judiciário e familiares (ex-mulher e filhos), entre outros, estão convidados a participar da sessão solene, proposta pela senadora Marina Silva (PT-AC), que também foi parte da história de luta de Chico Mendes.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), a atriz Lucélia Santos, o jornalista Zuenir Ventura são alguns dos convidados a participar da sessão porque estiveram junto com Chico Mendes no período de luta que antecedeu à sua morte. Ainda estão convidados o juiz Longhini, presidente do tribunal do júri que condenou Darly e Darcy Alves (pai e filho) como mandante e executor do assassinato de Chico Mendes, e o advogado Márcio Thomas Bastos que atuou na acusação dos assassinos.

No dia 5 (sexta-feira) na capital do Acre, as comissões de Meio Ambiente e de Direito Humanos do Senado realizarão uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Rio Branco, também para homenagear a memória de Chico Mendes.

Depois da abertura da sessão pelo presidente da Assembléia Legislativa de Rio Branco, Edvaldo Magalhães (PCdoB), da apresentação cultural, após a fala de familiares de Chico Mendes, a audiência pública sobre a “Contribuição do líder seringueiro Chico Mendes e do movimento dos seringueiros da Amazônia na preservação da floresta amazônica” será aberta para os pronunciamentos e debates.

No final, as comissões de Meio Ambiente e de Direitos Humanos do Senado assinarão um projeto de resolução criando a Comenda Chico Mendes, a ser conferida pelo Senado àqueles que se destacarem no prestação de serviços na área sócio ambiental. Depois do almoço, os parlamentares visitam o Parque Chico Mendes, acompanhados do prefeito Raimundo Angelim.

Entre os convidados a participar da audiência pública com os parlamentares, além de familiares, estarão personalidades que conviveram com Chico Mendes, como o governador do Acre, Binho Marques, Júlio Barbosa, do Conselho Nacional dos Seringueiros e Gumercindo Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Xapuri.

Já estão previstos para participar da audiência na capital do Acre, junto com Marina Silva, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Tião Viana (PT-AC), João Pedro (PT-AM), Jefferson Praia (PDTÁM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Nenhum comentário: