sábado, 29 de novembro de 2008

A Natureza e os catarinenses

Zeza Amaral

A Natureza está revoltada, escreveram alguns cronistas a respeito da tragédia catarinense. Besteira. Nem a Natureza se revolta e muito menos os catarinenses fizeram algo que a irritasse. De resto, ela desconhece o Bem e o Mal e, creio eu, o próprio homem: se tem que chover, chove; se tem que ventar, venta. E se é da Natureza a vida, a ela também pertence a morte. O resto é transferência de responsabilidade que, no mais, sempre recai sobre entes divinos e jamais sobre os políticos. No caso da tragédia catarinense, descubro num artigo da Maria Helena Rubinato (sim, ela é a única filha do saudoso Adoniran Barbosa) que a data em que se comemora o dia da padroeira dos barrigas-verdes é 25 de novembro, exatamente o dia em que a tragédia alcançou seu maior pico. Faço o registro apenas para constar a inocência da santa, é claro.

Meu avô dizia que terra de rio pertence a rio; que um dia o rio cobra a sua propriedade e dane-se quem esteja nela. Mas há séculos os homens levantam suas casas perto de rios e em sopés de montanha, quando não dentro da própria montanha. O que leva o homem a cometer tal estupidez, pergunto. Sei lá, respondo. Veja, por exemplo, os suecos. No momento, eles estão sob uma das piores nevascas dos últimos anos: aeroportos estão fechados; ruas estão intransitáveis; escolas suspenderam as aulas; e idosos que moram sozinhos e necessitam da assistência de agentes de saúde para tomar remédios, se alimentar e fazer sua higiene estão sem o serviço. Por que os suecos resolveram fundar um país em lugar tão inóspito, hein?

A Natureza não está revoltada. Nem os deuses ou demônios. E nem o povo é culpado de nada. O povo é um grande aventureiro, isso sim. E um perenal sonhador. E os catarinenses voltarão a reerguer suas casas e as sementes voltarão aos campos, como sempre, até que a Natureza volte a se manifestar e com isso despertar a solidariedade entre nós. E ela já mostrou a que veio: fez com que Lula tirasse o traseiro da poltrona e fosse até lá para ver o estrago que políticos fazem quando não tiram as pessoas de zonas de risco e nem cuidam de obras de escoamento. E é bom lembrar que Santa Catarina é linda porque assim quis a Natureza.

Boa noite.

Leia o Blog do Zeza

Nenhum comentário: