segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Falta d'água


Acreditava-se que a nova estação de tratamento de água construída no bairro da Bolívia há alguns anos para captar água do rio Acre teria suficiência para dar conta do abastecimento de toda a cidade. Não possuo elementos para afirmar que não tenha, mas é fato que a antiga ETA, instalada no igarapé Enguia (Fura) e que deveria ser desativada após a inauguração da nova, ainda tem importância fundamental para a normalidade do fornecimento do líquido precioso às residências xapurienses.

Com a seca do igarapé, os bairros atendidos pela estação mais antiga ficaram sem água nos últimos dias. O Deas – Departamento Estadual de Água e Saneamento – garante que o serviço será normalizado ainda nesta segunda-feira, com a estação do rio Acre funcionando num regime de 24 horas por dia. Na manhã de hoje, mais um contratempo. A prefeitura quebrou uma tubulação e deixou a área central da cidade sem água. O problema foi resolvido rapidamente e aquela região da cidade voltou a ter água ainda no período da manhã.

O gerente do escritório local do Deas, José Augusto (Mirim), que não fala em microfone nem para ganhar dinheiro, faz um apelo importante à população da cidade cujo prefeito inventou vassouras ecológicas, mas que varre as ruas com abundantes jatos d’água. “A população tem que evitar o desperdício e economizar água, principalmente neste período em que o igarapé se encontra com o nível de suas águas muito baixo”. Resta aguardar que as pessoas acatem o pedido do Mirim e que não sigam o mau exemplo ambiental do prefeito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa é boa mesmo. Em tempos de escassez de água, um prefeito que varre rua com água só pode ser louco. É preciso ver para crer. Só em Xapuri mesmo.

Anônimo disse...

Caro Raimari, estação existe e com capacidade de produção,basta utiliza-la em tempo integral e resolver o problema de reservação.

Anônimo disse...

Considero uma perseguição contra o polêmico prefeito Vanderlei Viana. Aqui em Rio Branco, a prefeitura e o governo do Estado também usam água, e mineral, pra limparem as obras a serem inauguradas. E o pior, desperdiçam milhares de litros regando as gramas de alguns locais turistícos da cidade, como o Parque do Tucumã e o Canal da maternidade. Não sou defensor do administrador da Princesinha do Acre. Pelo contrário, pelo o que conheço do político, pela mídia, é um péssimo exemplo a ser seguido. No entanto, creio que em Xapuri ta faltando notícias para alguns "jornalistas".


Fredson de Lima Pinheiro

Raimari Cardoso disse...

Fredson,

Considere o que quiser, direito seu garantido pela Constituição. Se o governo segue o exemplo do prefeito de Xapuri, denuncie como o fez agora, procure as autoridades ambientais e veja o que acontece. Agora, não ponha o termo jornalista entre aspas. É falta de respeito e de decência, virtudes comuns aos bons xapurienses.

Abraço.