sábado, 15 de novembro de 2008

Ponte do bairro Bolívia pode desabar



Alguns teimam em dizer que tenho mania de perseguição contra a atual administração e seu prefeito. Mas vejam bem o que me faz continuar afirmando que as idéias e projetos defendidos pela equipe que gerencia Xapuri há quatro anos não caminham junto com os anseios e necessidades da população e, por isso mesmo, não têm razão de ser.

Senão vejamos o seguinte exemplo:

A prefeitura investiu cerca de 100 mil reais, segundo informações não oficiais, na construção de uma obra inútil, na Estrada da Borracha, chamada portal Augusto Castelo Branco de Figueiredo, enquanto deixou a ponte do bairro Bolívia, um dos mais tradicionais da cidade, ficar na situação em que se encontra, ameaçando desabar e não dando mais tráfego para veículos maiores. Somente carros pequenos, motos e bicicletas passam por ali.



O tal portal até que é bonito, mas é um elefante branco. Não serve para nada, além de aumentar o risco de acidentes, que já começaram a acontecer em virtude da má condição em que o asfalto ficou depois da obra ser concluída, no ano passado. Se tivesse recuperado a ponte, reivindicação antiga dos moradores daquela comunidade, certamente o prefeito Vanderley Viana teria conquistado bem mais votos do que os caraminguás que angariou nas urnas das eleições passadas.



Clique na foto

Construída em madeira com bases de concreto, a ponte, que tem cerca de 20 metros de extensão, encontra-se em estado precário, apresentando riscos de desabamento e ameaçando a segurança de centenas de pessoas que passam por ali diariamente. Passou por várias reformas nos últimos anos, mas a antiga estrutura de madeira já aparenta não mais resistir à ação do tempo somada à seqüência de serviços mal feitos e à má qualidade do material utilizado nessas recuperações.

As más condições da ponte já provocaram problemas para o abastecimento de água da cidade por parte do Deas – Departamento Estadual de Água e Saneamento, que tem a sua principal estação de tratamento de água localizada naquele bairro. Há algumas semanas, a tubulação que passa por baixo da ponte se rompeu devido a problemas na estrutura da construção e a cidade ficou sem água por várias horas em decorrência do problema.

A próxima administração de Xapuri tem muito a fazer para recuperar a cidade. Tem também muitos exemplos a seguir de como não se investir os poucos recursos do município. O prefeito que sai se constituiu em um verdadeiro manual de administração às avessas. Seguí-lo é caminho certo para o desastre.

Nenhum comentário: