segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Semana Chico Mendes

Programação prevê pronunciamento do presidente Lula direto de Xapuri no horário em que o líder sindical foi assassinado há 20 anos na porta dos fundos de sua casa


Ambientalista acreano foi assassinado em 1988, na cidade de Xapuri. Sua luta em prol da natureza e da permanência do homem na floresta é conhecida mundialmente (Foto: Agência de Notícias do Acre)

A presidente do Instituto Chico Mendes, sediado em Xapuri, Elenira Mendes, informou neste domingo (23) que o presidente Lula fará um pronunciamento em rede nacional no próximo dia 22 de dezembro, no mesmo horário em que o líder sindical foi assassinado em 1988, por volta das 18 horas. Segundo Elenira, a coordenação da Semana Chico Mendes, junto com o governo do Estado do Acre, ainda vai confirmar com a assessoria do Presidente se o pronunciamento será feito de Xapuri ou de Brasília.

Elenira Mendes divulgou também o calendário de atividades já confirmadas da Semana Chico Mendes, que marca os 20 anos da morte do seringueiro que mudou a história do movimento ambiental no Brasil. A programação oficial será aberta no dia 15 de dezembro, data em que o líder sindical completaria, se vivo fosse, 64 anos de idade, no teatro Plácido de Castro, em Rio Branco, com a apresentação de uma edição do projeto Sempre um papo, pelo jornalista e escritor Zuenir Ventura. Na mesma data serão lançados os outdoors lembrando a história de Chico Mendes, que serão espalhados pelo Acre.

Antes da abertura da Semana Chico Mendes alguns eventos importantes serão realizados, na primeira quinzena de dezembro, em Rio Branco. No dia 2 acontecerá o Encontro Chico Mendes para a Juventude, no colégio Serafim Salgado Filho, e no dia 10 a Sessão Especial da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para discutir sobre o processo de anistia de Chico Mendes. Ainda será confirmada a realização de encontro dos trabalhadores rurais para realização de assembléia, debates e criação de parques ambientais municipais em Brasiléia e Epitaciolândia.

A agenda de eventos é ampla e não se restringe apenas à Semana Chico Mendes, realizada todos os anos entre 15 e 22 de dezembro. A programação referente ao Ano Chico Mendes, como passou a ser chamado 2008, já está sendo movimentada desde o mês de outubro em vários locais do Brasil e do mundo. Nos dias 31 de outubro e 3 de novembro, o seringueiro foi homenageado nas cidades de Gênova, na Itália, e Lisboa, em Portugal, respectivamente.

No dia 16 de dezembro, uma terça-feira, será realizada a entrega do 2º Prêmio Chico Mendes de Cultura - desenhos e poesia de alunos da rede estadual de ensino médio, na Usina de Artes João Donato. Na quarta-feira, dia 17, acontecerá o lançamento do Livro “Vozes da Floresta”, com a participação especial do Poeta Thiago de Mello, autor da obra.

Na quinta-feira, dia 18, acontece a programação cultural do Seringal Cachoeira, local de nascimento de Chico Mendes. Na noite do mesmo dia, na Fundação Chico Mendes, em Xapuri, será exibida a Mostra dos filmes sobre Chico Mendes: Eu Quero Viver e O Sonho de Chico Mendes, produção de Adrian Cowell e Vicente Rios.

Na sexta-feira, dia 19, a Mostra do filmes sobre Chico Mendes acontecerá em Rio Branco, no Teatro Hélio Melo. Em Xapuri, no mesmo dia, será aberto o encontro Aliança dos Povos da Floresta, que será encerrado somente no domingo, dia 21, quando acontecerá, em Rio Branco, a entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania e a inauguração da Galeria dos Premiados.

Na segunda-feira, 22 de dezembro, dia em que o assassinato de Chico Mendes completa 20 anos, será celebrada missa com a Presença do bispo Dom Moacir e do padre Luís Ceppi, na igreja de São Sebastião. A caminhada e visita ao túmulo do seringueiro acontecerão pela parte de manhã.

Para as 18 horas do dia 22 está previsto o pronunciamento do Presidente Lula. A proposta é que o Presidente faça um pronunciamento em rede nacional, em Xapuri, no horário em que ocorreu o assassinato de Chico Mendes. Se isso não for confirmado, a coordenação da Semana Chico Mendes vai articular, junto com o governo do Estado, para que o pronunciamento seja feito de Brasília.



Leia também: Semana Chico Mendes prevê pronunciamento em rede nacional do presidente Lula a partir de Xapuri

E confira ainda: A agenda de atividades da Semana Chico Mendes

Nenhum comentário: