quinta-feira, 7 de junho de 2007

Sibéria comemora 20 anos de existência

Separado da cidade pelo rio Acre, bairro completa duas décadas com um bom nível de organização social e sonha com uma ponte para o fim do isolamento



Uma das comunidades mais organizadas do município de Xapuri, isolada da área central da cidade pelo rio Acre, o bairro da Sibéria comemora a partir de hoje, com uma programação de causar inveja aos principais festejos da cidade, 20 anos de existência. Apesar de o povoado existir há bem mais tempo que isso, a comunidade adotou como marco inicial da história do bairro a data de fundação da sua Associação de Moradores.

A partir desta quarta-feira (06) até domingo (10), serão cinco dias de muita festa, shows musicais, rodeios, quadrilhas, eventos esportivos e celebrações religiosas. Os festejos serão abertos pelo cantor acreano Geraldo Leite, que se apresenta na noite de hoje. A Associação de Moradores aguarda a participação de um grande número de pessoas da cidade e também de outros municípios. As catraias estarão funcionando durante toda a noite, durante os dias de festejo e o preço da passagem, que custa setenta e cinco centavos, foi baixada para cinqüenta centavos.

Um dos pontos mais importantes das atividades desenvolvidas no bairro durantes os festejos será, no entanto, na área de assistência médica e de atendimento ao cidadão. Na sexta-feira e no sábado acontecerá o atendimento do Programa Saúde Itinerante e do Projeto Cidadão. O SEBRAE também estará realizando atendimentos na comunidade para micros e pequenos empresários e comerciantes informais.

Os 20 anos de existência da Associação de Moradores do Bairro da Sibéria são marcados por um antigo sonho que se transformou em reivindicação não somente da população do bairro, mas de toda a população de Xapuri: a construção de uma ponte sobre o rio Acre para tirar o bairro do isolamento físico e impulsionar a economia e o desenvolvimento dessa grande parte do município localizada na outra margem do rio. Com certeza esse seria o presente que a comunidade da Sibéria gostaria de receber nesta data tão importante.

O bom nível de organização social e a capacidade de mobilização da comunidade do bairro Sibéria já ganharam destaque nacional através da Saboaria Xapuri, uma fábrica artesanal de sabonetes naturais, administrada pelo Grupo de Mulheres, da associação de moradores, que no ano passado venceu o Prêmio FINEP, na categoria Inovação Social, ganhando espaço no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão.

Nenhum comentário: