terça-feira, 5 de junho de 2007

Semana do Meio Ambiente

Com o tema "Mudanças Climáticas Globais – Soluções Locais" o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco promovem a Semana do Meio Ambiente do Acre. As atividades começaram nesta segunda-feira na Bacia do Rio São Francisco. A abertura oficial da semana será nesta terça-feira na Praça Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco, com a assinatura do termo de adesão das escolas estaduais à coleta seletiva de lixo, às 8h30.

Haverá, ainda na terça-feira, blitz ambiental em vários pontos de Rio Branco. Às 10h30 a Procuradoria Geral do Estado lança o Programa PGE Verde, no Teatro Hélio Melo. À tarde, por volta das 17h, por volta das 17 horas, o governador Binho Marques lança o Zoneamento Ecológico Econômico do Acre Fase 2, tendo como principal produto o Mapa de Gestão Territorial do Acre e realiza o ato de sanção da lei do Zoneamento.

Durante toda a quarta-feira comemora-se o Dia Nacional do Catador, em eventos coordenados pelo Projeto Catar. Às 9h será exibido no Teatro Hélio o filme ´Uma Verdade Inconveniente´, do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Às 10h, com a presença da ministra Marina Silva, será lançado o Prêmio Florestania de Educação Ambiental no auditório da Secretaria de Estado da Educação. Às 11h, haverá entrega do Kit Tom da Amazônia para escolas estaduais. Esse evento é realizado em parceria com Furnas e a Fundação Roberto Marinho. Às 15 será novamente exibido o filme de Al Gore.

Rio Acre - A programação segue intensa. Às 8h será feito o lançamento do Projeto Participativo de Recuperação da Mata Ciliar no Curso do Rio Acre, no bairro do Aeroporto Velho. Das 8h às 16h haverá a Parada Ambiental da Juventude, com apresentação de vídeos e debates.

Das 8h30 às 18h será aberto o 2º Seminário de Gestão dos Recursos Hídricos no auditório da Secretaria da Fazenda. No dia 9 de junho, sábado, haverá soltura de tracajás e assinatura de convênio com o Projeto Quelônios, na sede de Projeto SOS Quelônios em Acrelândia. No dia seguinte, domingo, haverá muitas atividades no Parque Chico Mendes, e na segunda-feira, 11, será realizada uma gincana ecológica na escola São Camilo com organização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Para enfrentar as mudanças climáticas globais temos que começar aginda da forma correta nas situações ao nosso redor. Cada um pode fazer a sua parte, aderindo à prática sustentáveis e motivando outras pessoas ou grupos organizados a mudar essa realidade”, informa o folder com a programação da Semana.

Em Xapuri, alunos coletam lixo nas ruas

Famosa pela trajetória do líder sindical Chico Mendes, cuja vida e morte o transformaram em símbolo da preservação do meio ambiente, a cidade de Xapuri, nos dias atuais, encontra-se longe de ser considerada exemplo de gestão ambiental e de preocupação com os problemas mais simples que afetam a comunidade como, por exemplo, a coleta de lixo urbano realizada de forma precária pela prefeitura do município.

Preocupados com essa realidade, os alunos e professores do ensino fundamental da escola Anthero Soares Bezerra, realizaram na manhã desta segunda-feira (04), uma campanha de coleta simbólica de lixo em vários bairros da cidade. Além de fazerem a coleta do lixo encontrado nas ruas e terrenos baldios, os estudantes conscientizam a população desses locais sobre medidas simples para tornar o ambiente em que vivem mais saudável.

A campanha da escola Anthero Soares Bezerra faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente que serão encerradas amanhã (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. A escola foi a única a realizar uma programação efetiva sobre o tema, envolvendo cerca de 400 alunos nos dois turnos de funcionamento da instituição. Desde a semana passada, estão sendo realizadas diariamente uma série de atividades como palestras e seminários sobre os mais diversos problemas relacionados ao meio ambiente.

Professores de várias disciplinas estão envolvidos na programação, desde a área de Língua Portuguesa, passando pela Geografia até as chamadas ciências exatas. Para o professor Wágner Soares de Menezes, de matemática, Xapuri deve deixar de ser uma cidade considerada ecológica nos discursos de políticos e autoridades, para ser uma cidade ecológica na prática do dia-a-dia de toda a sociedade.

“Apesar de ser conhecida lá fora como uma cidade ecológica, sabemos que isso não existe na prática. Para se tornar uma referência ecológica, Xapuri deve fazer algo para merecer esse status. Não podemos ser referência ecológica se estamos jogados no meio do lixo”, disse o professor.

Nenhum comentário: