segunda-feira, 18 de junho de 2007

Seminário do MMA promove maior integração dos povos da floresta

Rubens Amador

O Ministério do Meio Ambiente realiza amanhã, terça-feira (19), em Brasília, o seminário O Papel dos Povos da Floresta no Desenvolvimento Socioambiental da Amazônia. Na oportunidade, membros do governo, de Ongs e de movimentos sociais analisarão conquistas e desafios, buscando fortalecer a união dos povos que lutam pela Amazônia e a integração de suas ações. Outro tema será o trabalho de doze anos do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7/MMA), que o governo agora transformará no Programa Amazônia, com novo arranjo e metas institucionais, em função do atual cenário ambiental no globo e no Brasil.

A reunião ocorrerá no hotel Mercure, das 9h às 17h, e reunirá, além de integrantes do MMA, representantes das Ongs Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Coordenação da Organização Indígena da Amazônia Brasileira (Coiab), Rede Mata Atlântica (RMA), do Banco Mundial e dos movimentos Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e Aliança dos Povos da Floresta. Este, após período de desarticulação, teve sua aliança "refundada" em janeiro passado, a partir de entendimentos entre os representantes de três redes (GTA, Coiab e CNS).

"Desejamos que este encontro propicie maior entrosamento, esclarecimento e mobilização dos povos da floresta e do Ministério para o desenvolvimento conjunto de atividades de proteção e de desenvolvimento sustentável na Amazônia", diz a coordenadora do PPG-7, Nazaré Soares.

Além dos citados, os principais temas que motivarão palestras e debates são a mobilização social na área de influência da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA); o modelo de gestão das Organizações Indígenas e as parcerias para o desenvolvimento de ações.

Durante o evento, ocorrerá ainda o lançamento do II Encontro Nacional dos Povos da Floresta. Parte integrante do projeto de Sustentabilidade das Redes Sociais da Amazônia Brasileira, esta reunião será realizada de 18 a 21 de setembro próximo, em Brasília. Seus participantes discutirão temas variados e associados, como as condições de vida daquelas populações, o aquecimento global e suas repercussões no ambiente.

"Mais da metade das emissões de CO2 no Brasil, por exemplo, está relacionada ao desmatamento na Amazônia, o que nos obriga igualmente a discutir este ponto", disse o secretário-geral do GTA, Adílson Vieira.

Segundo Vieira, o GTA aproveitará o encontro, em setembro, para solicitar a discussão pública mais ampla das questões que afetam os povos da floresta e que o debate exceda os limites amazônicos.

"Precisamos discutir os problemas que ocorrem em outros biomas, como Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, igualmente importantes, ricos em biodiversidade e com uma população expressiva vivendo nesses ecossistemas. Queremos discutir uma política florestal como um todo para o Brasil, definindo um modelo adequado para o desenvolvimento das comunidades e para a proteção das florestas", diz Vieira.

Segundo o secretário-geral do GTA, o II Encontro dos Povos da Floresta deve começar a tratar do "Ano Chico Mendes", cuja morte completa 20 anos em 2008. "Precisamos refletir sobre os problemas, uma vez que, apesar de toda luta desenvolvida no Brasil em benefício das florestas, os assassinatos continuam, grandes projetos permanecem causando impactos às populações", disse. O I Encontro dos Povos da Floresta foi realizado em 1986, em Xapuri, no Acre, e foi coordenado pelo próprio Chico Mendes.

Hoje, moram nas áreas urbanas da Amazônia 20 milhões de habitantes. Não se sabe ainda o número de pessoas que vivem na floresta, indicador que o IBGE ainda não inclui no censo populacional.

Programação

9h - Abertura Coordenadora do PPG-7, Nazaré Soares, e os representantes do Banco Mundial, Mark Lundell; do GTA, Beto Catanhede; da Coiab, Jecinaldo Saterê; do CNS, Júlio Barbosa de Aquino e da RMA, Bruno Maciel.

9h30 - Palestra sobre o processo de fortalecimento da participação social na área de influência da BR-163, no âmbito do Projeto de Fortalecimento das Organizações da Zona de Influência da BR-163 (Profor). Palestrantes: Kátia Pavilla (assessora do MMA) e um representante do GTA.

11h - Palestra sobre o tema Aprendizado do Modelo de Gestão das Organizações Indígenas. Palestrantes: Representantes da Coiab e do Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas.

12h - Palestra sobre o tema Conquistas e Aprendizado ao longo de mais de uma década de parceria. Palestrantes: Nazaré Soares (coordenadora do PPG-7) e Zezé Weiss (Banco Mundial).

14h - Palestra sobre o tema Desafios e Oportunidades para a Sustentabilidade das Redes e Movimentos Sociais da Amazônia - a Contribuição do PPG7. Palestrantes: representantes do Coiab, do GTA, do CNS, da RMA. Michael Grewe, da Embaixada da Alemanha no Brasil; Garo Batmanian, do Banco Mundial, e Muriel Saragoussi, coordenadora de Extrativismo do MMA.

15h30 - Lançamento do II Encontro Nacional dos Povos da Floresta. O evento é parte do projeto de Sustentabilidade das Redes Sociais da Amazônia Brasileira.

Copiado do site 24horasnews.com.br

Nenhum comentário: