sexta-feira, 22 de junho de 2007

O Incra e duas questões fundiárias

Deu no blog do Altino:

Superintendente Raimundo Cardoso desrespeita reivindicação dos extrativistas de Porto Dias

O superintendente do Incra no Acre, Raimundo Cardoso, excedeu-se na ontem ontem ao receber no gabinete dele uma comitiva que buscava solução para o conflito fundiário que se desenrola no seringal Porto Dias, em Acrelândia, onde Antonio Carlos Ferreira, o Carlão, vem sendo acusado de fazer ameaças de morte e de converter em fazenda área do projeto agroextrativista de 22 mil hectares (clique e leia).

Em Xapuri, lideranças rurais, principalmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações de Produtores de uma área conhecida como Gleba Sagarana também não estão nada satisfeitos com os encaminhamentos (ou a falta deles) relacionados a um antigo problema fundiário que vem se arrastando há cerca de 10 anos. A Gleba Sagarana é uma área que possui, também, cerca de 20 mil hectares, onde estão localizados 7 seringais, entre os quais está o seringal Boa Vista que está sendo invadido por dezenas de famílias de pequenos agricultores.

A direção do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Xapuri está chamando a atenção para o risco iminente de conflito naquela região. Posseiros antigos, que ocupam áreas de matas com várias estradas de seringa, estão sendo imprensados pelos novos ocupantes que estão invandindo pela parte da frente, onde se localiza a antiga sede do seringal. Há informações de que alguns posseiros estão armados e o clima não é amistoso. O Incra ainda não manteve contato com o sindicato a respeito da situação.

A presidente do STRX, Dercy Telles, informou na tarde desta sexta-feira (22) que entrou em contato com a Fetacre (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Acre) a respeito do assunto. Segundo ela, no próximo dia 27, haverá um encontro, em Rio Branco, envolvendo o Incra, a Fetacre, o Sindicato de Xapuri e o Ministério Público para discutir medidas a serem tomadas com relação às invasões e a própria questão do processo de regularização das terras da Gleba Sagarana, que continua sem solução, apesar dos constantes apelos das lideranças rurais do município para que os órgãos competentes dispensem maior atenção a esse antigo problema.

Para ler mais sobre a questão da Gleba Sagarana clique aqui.

Nenhum comentário: