quinta-feira, 7 de junho de 2007

Quem espera sempre alcança

Flu volta à Libertadores depois de 23 anos

Logo aos dois minutos, a alegria. No resto da partida, tensão e expectativa. Mas valeu a pena. Foi com muita emoção. A torcida tricolor está em festa. Depois de 23 anos, o Fluminense volta à Taça Libertadores da América. O Tricolor venceu nesta quarta-feira o Figueirense por 1 a 0 e sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 2007. Roger, titular só porque Luiz Alberto acabou vetado pelo departamento médico, foi o grande herói do título. O Figueira, que levou o gol aos dois minutos de jogo, jogou a partida inteira no ataque, mas não conseguiu superar a defesa do Flu. Leia mais.

2 comentários:

Editor disse...

Raimari, estamos propondo a criação da Clinica do Educador para atender os problemas de saúde dos professores e principalmente do pessoal de apoio, que não tem plano de saúde.

A ideía é que a clínica seja especializada no atendimento das principais moléstias que atingem os educadores, como problemas de garganta, stresse, coração, etc. Pretende atuar principalmente na linha preventiva. Temos estudos que comprovam a necessidade de termos tal estrutura.

O Sinteac tem dinheiro mais do que suficiente para levar essa proposta adiante. Acreditamos nela e iremos realizar se ganharmos, não duvide.

Um abraço

Edinei Muniz

Editor disse...

Saúde dos educadores

A saúde dos professores está em sinal de alerta. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, um em cada dois professores estão expostos ao risco de sofrer um ataque cardíaco; constata-se também prevalência de distúrbios advindos do estresse, labirintite, faringite, neuroses e doenças dos aparelhos locomotor e circulatório em docentes; segundo dados oficiais, 60% das solicitações de licença por motivo de doença relacionavam-se a distúrbios nervosos. Além disso, verificou-se, entre pessoas hospitalizadas por doenças mentais, maior incidência de neuroses com depressão entre os professores do que em outras categorias profissionais. Os dados foram apresentados pelo professor Edinei Muniz para justificar a necessidade da criação da Clínica do Educador.



Saúde dos educadores II

O ensino possui características particulares, geradoras de estresse e de alterações do comportamento dos que nele trabalham. Estudos realizados no Brasil têm demonstrado que os docentes estão permanentemente sujeitos a uma deterioração progressiva da sua saúde física e mental. O estresse já é reconhecido por organismos internacionais como "enfermidade profissional", cujos efeitos atingem inclusive o ambiente escolar. É considerado pela OIT não somente como um fenômeno isolado mas "um risco ocupacional significativo da profissão". A clínica do educador é mais que necessário nesse contexto.