quinta-feira, 18 de agosto de 2011

“Xapuri merece respeito”

O deputado estadual Manoel Moraes, do PSB, entrou na alça de mira do colunista Luís Carlos Moreira Jorge por seu empenho em viabilizar a ideia da construção de uma ponte em Xapuri unindo o centro da cidade ao bairro Sibéria. Em duas notinhas no Blog do Crica, o jornalista tripudia do deputado e, por tabela, deprecia Xapuri:

“Com inveja da ponte sobre o rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, o deputado Manoel Moraes (PSB) promete cobrar todo dia na tribuna a construção de uma ponte igual em Xapuri, seu reduto”.

“A ponte é de uma grande importância econômica para o Brasil. Vai unir a metrópole Xapuri à também metrópole Sibéria, que fica do outro lado do rio Acre, em frente à sede do município”.

Longe de sair em defesa do deputado socialista, vou ousar contrapor as afirmações de Moreira Jorge no que tange à cidade de Xapuri e sua população, que há décadas acalenta o sonho de ver os dois lados do rio Acre ligados por uma ponte, independentemente de a mesma ser viável economicamente ou não.

O povo da Sibéria xapuriense quer atravessar o rio por uma ponte, assim como o povo do outro lado da cidade o quer também. Não precisa ser uma ponte igualzinha a do Juruá, não. Uma pinguela como aquela que liga Brasiléia a Epitaciolândia já serve. Até uma passarela como a de Rio Branco, somente para pedestres, satisfaria, talvez.

Essa aspiração do povo de Xapuri tem sido pacífica e não pertence a ninguém senão à própria população. Quantos vierem defendê-la, deputado, prefeito ou governador, serão bem-vindos. O sonho, no entanto, não pertence a um ou a outro, mas a uma gente sofrida e ao mesmo tempo valente e trabalhadora que merece, no mínimo, respeito.

Claro que Xapuri e Sibéria não são metrópoles, assim como também não é Rio Branco e muito menos Cruzeiro do Sul, com o devido respeito e sem ironias. Somos dois pequenos povoados como outros tantos no Acre cujo povo não consegue aceitar que suas necessidades sejam visualizadas apenas pelo ponto de vista da justificativa econômica.

O próprio povo, a sua história, lutas e desejos de realização, também são boas justificativas. Se não para poder ver na sua cidade uma ponte do porte de tantas que estão sendo levantadas Acre afora, pelo menos para ter esse sonho tratado com a deferência que merece não somente a gente de Xapuri, mas de todo o Acre.

Como dizia o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, em sua campanha: “Xapuri merece respeito”, apesar de ser fato que aqueles que tem tomado conta das rédeas do seu destino desde tempos imemoriais terem se fartado de colecionar motivos e razões para que um punhado de ditos cujos se esbaldem em achincalhá-la.

6 comentários:

xapuriense disse...

É muito difícil encontrar alguém com a mínima capacidade de reflexão, disposto a dar qualquer crédito a esse senhor, chamado de Luiz Carlos.

Carlos Estevão

Maxsuel Xapuri disse...

Como cidadão xapuriense, me senti desrespeitado com tamanha indelicadeza por parte deste senhor. O Bom é que vários xapurienses estão respondendo com veemênica, só pra "ele saber com quem tá mexendo".
Aproveitei e também meti uma alfinetada nele em meu blog.

Eden disse...

Mais uma vez vou bater na mesma tecla. Quem deveria estar reclamando dessas atitudes eram os representantes do povo de Xapuri. Pobre de nós não fossem os blogueiros. Cada vez mais me convenço que não somos representados por ninguém. Infelizmente. Parabéns Raimari, compatilho de seu pensamento.

nader disse...

Antes, Raimari, gostaria de parabenizá-lo pela sua bela defesa.
Bom, parece ser mais um que não conhece nossa realidade a escrever disparates pelos blogs afora. Alguns, desprovidos de quaisquer eloquências jornalísticas, insistem em ridicularizar nosso município. Sejam, pelo menos, sensatos com seus escritos.
Venham aqui, conheçam Xapuri de verdade, porém vos digo com antecedência, não sejam concisos, como alguns fizeram recente, de modo repentino ouvem rápidas palavras de pouquíssimas pessoas e já se mandam pra chegarem a tempo das compras em Cobija, depois postam absurdos em seus blogs.
Se, para alguns, a ponte que ligará a cidade ao tradicionalíssimo bairro da Sibéria é inviável economicamente, categoricamente é um mal necessário, ou seja, seus custos, embora elevados, ainda serão irrelevantes frente aos sofrimentos das centenas de pessoas que precisam dessa travessia diária, além de outras justificativas.

Sued disse...

Caro Raimari,outra hora eu cmonto sobre a infeliz declaração desse cidadão que derrespitou tanto meus irmão Xapurienses tanto do lado de cá, como do lado de lá da Sibéria,mais comento outra hora gostaria que voce comunicasse através do seu blog o falecimento da Dona Edeltrudes Cavalcante dos Santos, Mãe do saudoso Messias cavalcante que ocorreu domingo dia 14/08/2011 as 18:00 a Dona Edeltrudes era muito conhecida em Xapuri,nós da família ainda estamos muitos consternados por perder-mos uma guerreira e uma mulher de Fíbra e dignidade,se voce puder tornar conhecido pra todos nossos amigos e conterraneos de Xapuri essa lamentavel perca eu agradeço muito em nome da Família ainda enlutatada amigão<abraços,Marcos Cavalcante dos Santos,....

Clenes Guerreiro disse...

Olá, Raimari,

sempre aprendi, desde sempre, que antes de criticar positiva ou negativamente alguma coisa temos de te conhecimento de causa. Ninguém pode criticar a necessidade de uma ponte tomando por base apenas as ideias mesquinhas e preconceituosas, que porventura - erroneamente, por sinal - acreditam que apenas se trate de 'inveja' de uma outra ponte.

Eu sou xapuriense e vivi cerca de 18 anos - os primeiros - de minha vida na Sibéria e sei o quanto é difícil para tal povo estudar, trabalhar, resolver pequenos negócios do outro lado do rio. Uma ponte, por mais simples que seja, seria de extrema utilidade e é promessa de campanha todo ano eleitoral - desde que me 'entendo por gente'.
Isso não é um luxo é uma necessidade e que, isso sim é válido, se podem ser feitas várias pontes nesse Estado (independente de onde), fica difícil entender o porquê de não poder ser feita uma simples, bem simples mesmo, ligando um lado ao outro de Xapuri, cruzando o Rio Acre.
Isso ultrapassa as questões político-partidárias e entram na econômica, social, cultural, histórica, arquitetônica, enfim, até mesmo filosófica.
Creio que esse senhor que publicou tal bobagem deveria repensar nas suas palavras, avaliando-se não como profissional, mas como pessoa. Aliás, recomendo que ele visite a Sibéria e conheça a realidade do lugar, converse com as pessoas, se permita analisar antes de avaliar [sei que ele vai se encantar e também reconhecer a polêmica necessidade].
Um abraço.